terça-feira, 18 de maio de 2010
SUICIDA EXPLODE BOMBA EM KABUL
Watch CBS News Videos Online
CABUL, 18 de maio de 2010
Ataque suicida no Afeganistão mata 5 Tropas U. S.
Ataque talibã Créditos On Convoy em Cabul, pelo menos uma dúzia de civis mortos, mais feridos classificação
(CBS / AP) Atualizada às 08h20 Oriental.18.05.2010 - 3ª feira
Seis membros do serviço da NATO, incluindo cinco norte-americanos, e pelo menos 12 civis foram mortos terça-feira em um atentado suicida na capital afegã.
Um porta-voz E.U. militar no Afeganistão afirmou que cinco norte-americanos estavam entre os seis soldados da Otan mortos pelo atentado na capital afegã hoje.
Autoridades afegãs disseram anteriormente, o atentado também matou pelo menos 12 civis afegãos e ferindo 47.
O atentado ocorreu durante a hora do rush em uma estrada principal que atravessa Cabul. Cerca de 20 veículos foram danificados, incluindo um autocarro em que a maioria das vítimas civis estavam andando.
Um comandante do Taliban na cidade de Cabul, Qari Talah, reivindicou a responsabilidade pelo atentado em uma ligação telefônica para CBS News "Sami Yousafzai.
Um homem-bomba "atingiu um comboio das forças da ISAF, esta manhã às 8:20 am, hora local e matou um número de estrangeiros", afirmou Talah CBS News.
Um repórter da Associated Press no local viu os destroços de um autocarro e quatro veículos utilitários esportivos. Os SUVs foram pintadas de branco e cinzento, mas sem marcas de identificá-los, mais especificamente, eram perceptíveis.
CBSNews.com Relatório Especial: Afeganistão
O porta-voz do Ministério do Interior Zemeri Bashary disse que a explosão foi perto do ministério afegão da Energia e Águas.
Uma série de atentados dentro de Cabul, este ano, levou a polícia a reforçar a segurança e os funcionários foram recentemente divulgadas detenções de supostos terroristas suicidas como prova de que eles estão tendo sucesso. O bombardeio terça-feira é um lembrete de que as defesas da cidade ainda são permeáveis por atacantes determinado.
A força liderada pelos EUA no Afeganistão está se preparando para dar o máximo em berço dos talibãs na província de Kandahar, em junho. A campanha de Kandahar, já em curso nos bairros fora da cidade, é esperado para estar entre os mais sangrentos da guerra de quase nove anos de idade.
Pode muito bem ser a batalha mais crítica da guerra, os relatórios CBS News correspondente David Martin.
Mais de 20.000 soldados E.U. e aliados estão se preparando para o operação faz-ou-quebra para retomar a cidade de Kandahar a partir do Taliban. De acordo com Stephen Biddle, conselheiro civis general Stanley McChrystal, o resultado de toda a guerra está montando sobre ele.
"Se não formos capazes de garantir essa população, é difícil ver como a campanha poderia ter sucesso", disse Biddle CBS.
"Nossa ofensiva de verão já começou e uma grande parte da ofensiva trará mais mortes para os inimigos dentro das cidades", alertou o comandante do Taliban Talah em sua chamada de telefone a CBS. "Se as forças E.U. ir atrás do Taliban em Kandahar, iremos depois de cada comboio de E.U., a OTAN e as forças da ISAF em Cabul."
"Em breve, cada comboio será escoltado por bombistas em todo o Afeganistão", acrescentou Talah.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário