quarta-feira, 6 de outubro de 2010
SALGADINHO DO BARULHO
O verdadeiro salgadinho do "barulho" é recolhido
Produto da PepsiCo vendido nos EUA emitia 95 decibéis, ruído acima do que é produzido por um secador de cabelos
iG São Paulo | 06/10/2010 05:45
A PepsiCo, dona da marca Frito-Lay, decidiu recolher do mercado dos Estados Unidos o salgadinho SunChips, vendido em uma embalagem 100% biodegradável, depois de inúmeros consumidores americanos terem reclamado que ela fazia muito barulho.
Foto: AP
A embalagem da batatinha chips: vendas em quedas e barulho em alta
Lançada em setembro do ano passado como a primeira embalagem 100% compostável, feita com mais de 90% de energias renováveis e materiais à base de plantas, a embalagem da batatinha sofreu uma onda de críticas de consumidores nos EUA.
Dezenas de americanos postaram vídeos no YouTube com críticas à poluição sonora da embalagem. Uma delas dizia – exageradamente – que se alguém queria comer uma batatinha poderia ficar surdo.
A onda de protestos gerou uma reportagem na primeira página do jornal “The Wall Street Journal”, o diário mais importante de economia dos EUA. Segundo o jornal, a embalagem emitia ruído de 95 decibéis, acima dos 77 decibéis produzidos pela versão da tradicional batatinha da Frito-Lay. Um secador de cabelos emite, por exemplo, 90 decibéis.
A embalagem da SunChips é feita de ácido poliláctico (PLA), que segundo o fabricante, se decompõe a alta temperatura depois de 14 semanas.
A PepsiCo decidiu tirar quatro das cinco versões do salgadinho do mercado americano. Manteve uma porque se diz comprometida com a questão ambiental. Mas as vendas, segundo informações da AP, também não eram nada favoráveis à empresa.
Marcadores:
SALGADINHO DO BARULHO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário