Televisão
Jogo 'Quem matou Saulo?' teve 2,5 milhões de acessos em 24 horas
Site de 'Passione' alimenta a rede de intrigas de Silvio de Abreu, e é o primeiro concebido para ser mais do que um complemento da novela
Saulo Gouveia (interpretado por Werner Schünemann), personagem de Passione, na cena em que é encontrado morto, assassinado a facadas
Saulo Gouveia (interpretado por Werner Schünemann), personagem de Passione, na cena em que é encontrado morto, assassinado a facadas (Divulgação/TV Globo)
“Era importante que a empresa identificasse uma oportunidade para montar uma estratégia de comunicação. Mas o meu objetivo, como autor, sempre será o de preservar a emoção e a surpresa para o entretenimento do público”, diz Silvio de Abreu
O crime que catapultou a audiência da novela virou, no site de Passione, o jogo “Quem matou Saulo?”. Nele, o público é convidado a bancar o detetive e apontar seu suspeito, escolhendo uma foto entre 40 personagens e um dentre 23 motivos que podem ter levado o criminoso a esfaquear o vilão. A resposta do público surpreendeu. Lançado na quinta-feira 14 de outubro, o jogo atraiu 2,5 milhões de palpites nas primeiras 24 horas.
Esta e outras atrações do site da novela são aliados perfeitos para um autor como Silvio de Abreu, que tem no relacionamento com o público uma das marcas de seu trabalho. São recursos que permitiram institucionalizar e controlar a central de boatos sobre os destinos das personagens de suas histórias para impulsionar a audiência das novelas e manter o interesse do público no que vai acontecer de mais palpitante nos próximos capítulos.
Desta vez, o autor pôde brincar oficialmente com o público. Antes de finalmente desvendar o mistério que cercava o nome da vítima do assassinato que tinha anunciado, a TV Globo lançou no site um jogo no qual colocou 12 possíveis vítimas do núcleo protagonista. Depois, o autor “salvou” uma por dia, até chegar aos cinco atores que gravaram suas cenas de despedida da trama sem eles próprios saberem se iriam voltar à história. No ‘Fantástico’ de domingo, foram exibidas todas as versões, além da morte de Saulo de forma diferente da que foi ao ar no dia seguinte.
Estratégia - Para a TV Globo, Passione é um marco no investimento em conteúdo estendido ou adaptado, que vem sendo feito há cerca de dois anos. Nesse período, foram feitos vários testes com ferramentas de interatividade com o público. Em Viver a Vida, por exemplo, Luciana (Alinne Moraes) tinha um blog que fez muito sucesso. Mas a atual novela das nove é a primeira que tem um site concebido para ser parte da obra, e não apenas seu registro na internet. O site de Passione é o primeiro a ter um diretor – Luiz Henrique Rios - que compõe o trio principal de diretores da novela, com Denise Saraceni e Carlos Araújo. O resultado é um aumento de 51% no número de visitas diárias, em relação às novelas anteriores. Momentos marcantes da trama, como o capítulo em que Diana (Carolina Dieckmann) descobriu o segredo de Gerson (Marcello Antony), resultaram em mais de um milhão e meio de páginas vistas.
Silvio acha tudo isso muito interessante, como autor. Diz ele: “Era importante que a empresa identificasse uma oportunidade para montar uma estratégia de comunicação. Mas o meu objetivo, como autor, sempre será o de preservar a emoção e a surpresa para o entretenimento do público.”
(Leo Pinheiro)
FOI ESTE CARA: FRED
Nenhum comentário:
Postar um comentário