sábado, 7 de agosto de 2010

VIRUS TOTAL



TECNOLOGIA


Rui Maciel
Por Rui Maciel . 06.08.10 - 15h56
Um por todos e todos por um!

Desde que o mundo é mundo, especialistas em segurança na web repetem o mesmo mantra: não abram arquivos de origem desconhecida. E a maioria dos internautas obedece? Claro que não!! Afinal, criminosos virtuais bons de verdade não usam (apenas) tecnologias de ponta para invadir seu computador, de olho na sua senha bancária ou número de cartão de crédito. Eles utilizam técnicas bem mais simples para chamar a sua atenção e fazer você clicar naquele link que, em condições normais de temperatura e pressão nunca faria.

E como eles fazem isso? Simples. Por meio da boa e velha engenharia social, usando assuntos do momento, como o caso Bruno, Copa do Mundo, Eleições 2010, Larissa Riquelme (aahhh Larissa) ou, recriando aquelas páginas falsas de bancos, operadoras e do SERASA, indicando supostas dívidas do internauta. E golpes do tipo são mais eficazes do que você imagina.

Logo, se você, vez por outra, não resiste e acaba clicando no que não deve, pelo menos minimize os riscos. E uma boa dica na hora de verificar aqueles arquivos suspeitos é o VirusTotal. Isso porque ele faz uma varredura dos documentos com base em 42 motores de antivírus diferentes, entre eles o AVG, o Avast, o VirusScan (McAfee), Panda Platinum, TrendMicro, Microsoft, entre muitos outros. Em suma, são quase quatro dezenas de soluções buscando códigos maliciosos (vírus, worms, cavalos de Tróia, entre outros) nos e-mails recebidos ou arquivos que você baixa. E tudo “de grátis”.

Além de alertar o usuário quando encontra algo suspeito, o VirusTotal também faz atualizações dos antivírus em tempo real, traz resultados detalhados de cada aplicativo e fornece estatísticas das ameaças que surgem a cada minuto. No entanto, o próprio aplicativo avisa que ele NÃO é o substituto de nenhum antivírus instalado no seu PC, já que ele analisa apenas os arquivos que o usuário considerar como suspeito. Ou seja, ele não vai fazer nada sem que você dê o comando.

Como usar?

Bastar acessar o VirusTotal.com, clicar no botão “Enviar Arquivo” e uma janela se abrirá. Selecione o arquivo a ser “inspecionado”e pronto! O site começa a examiná-lo e exibe a relação dos antivírus que o estão analisando. Se algo estranho for detectado, ele emite o alerta na hora e deixa o arquivo em quarentena.

Se você quiser algo ainda mais prático, é possível baixar um botão de acesso rápido do VirusTotal. Para usar o recurso, vá na opção “Email/Uploader” e faça o download do atalho, que tem apenas 140Kb. Mas atenção: o arquivo a ser analisado deve ter um tamanho máximo de 20MB.

E essa opção do Uploader traz ainda algumas ferramentas bem úteis. Ela pode, por exemplo, fazer a varredura online do arquivo, sem que você precise baixá-lo. Basta digitar a URL, ou clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Copiar link local”, recorte e cole e, em seguida, clique no botão “Get and upload”. O arquivo transitará pela memória do seu PC, mas não será salvo no disco rígido. Só depois da análise do mesmo e que você pode decidir se vai baixá-lo ou não. Além disso, o uploader também “examina” todos os programas que estão em execução no seu computador.

E, para completar, o VirusTotal também analisa hashtags suspeitas que circulam pelo Twitter. Basta selecionar aquele que você achou mais estranha e colocar para a ferramenta examiná-la.

Em suma, trata-se de uma ferramenta bem útil para quem quer navegar com mais tranquilidade. O serviço não garante que é 100% infalível. Mas, quem já teve problemas com vírus ou foi alvo de ladrões virtuais, sabe a dor de cabeça que é. Segurança na internet nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário