Atualizado em: 13h11min - 24/08/2010
São José: Procon registra mais de 40 reclamações por demora na entrega de prédios
Consumidor deve estar atento antes de assinar o contrato
Com o valor dos imóveis em alta, a opção para sair do aluguel é fazer o negócio quando a construção ainda não começou. Mas o desconto pode se tornar prejuízo. Muitas obras demoram além do prazo ou nem chegam a ser entregues. Só neste ano, em São José dos Campos, o Procon registrou mais de 40 reclamações desse tipo.
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
ATRASO
Procon recebe reclamações sobre construtoras
Por três anos, Ana Claudia guardou dinheiro para comprar um apartamento. Assinou o contrato em outubro do ano passado. O imóvel seria entregue dois meses depois, mas a obra parou.
![]()
"Depois de 15 que adquiri o imóvel, vi que as obras estavam paradas. Um supervisor me disse que havia um problema em relação ao pagamento da empreitera que estava construindo", explica a farmacêutica.
Cansada de esperar, ela pediu a recisão do contrato. Fez acordo com a construtora, que vai devolver parte do valor que ela investiu no imóvel, sem juros e correções.
"Eu preciso do dinheiro para recomeçar essa fase da minha vida comprando outro imóvel", conta.
O Procon de São José dos Campos recebeu esse ano 44 reclamações de atraso na entrega de apartamentos. É um risco de quem compra o imóvel na planta, mas existem alguns cuidados, tomados antes da assinatura do contrato, que podem minimizar os prejuízos.
Atenção, consumidor
![]()
Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
O consumidor deve buscar referências de outros empreendimentos da construtora, consultar o Procon para verificar se existem reclamações, checar a incorporação no cartório de registro de imóvel, (se não tiver é porque existe alguma pendência) e analisar o contrato, que deve trazer a data de início da obra, a de entrega e a multa em caso de atraso.
O presidente da Aconvap diz que demoras na obra podem ocorrer, mas geralmente não ultrapassam 180 dias.
"Normalmente o período de construção é de 36 meses, então pode acontecer muitos problemas durante este período. Problemas que devem ser superados e a construtora, com sua eficiência, tentar entregar no tempo certo. Quando isso não ocorre é necessário que a construtora justifique o motivo do atraso", explica Cléber Córdoba.
Segundo o Procon, em caso de não cumprimento do prazo, o comprador pode desistir do apartamento e ter o dinheiro de volta, corrigido.
"Todo o constrangimento que eu puder comprovar, eu tenho direito a essa devolução", explica o chefe de divisão do Procon, Sérgio Antônio Santos Neves.
O problema é que pra conseguir a devolução de todos esses direitos muitas vezes o cliente lesado tem que entrar na justiça ou buscar um acordo com a construtora.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
CONSTRUTORA TENDA E OS CLIENTES LUDIBRIADOS!!!
Marcadores:
CONSTRUTORA TENDA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário