sábado, 17 de abril de 2010
GM ADMITE FALHAS NO VECTRA
Cuiabá - MT, sábado 17 de Abril de 2010
12/03/2010 - 18h54
GM admite falhas em sistema que provoca explosões do Vectra
Assessoria
Em investigação do Procon Nacional, montadora apresenta documento em que revela problemas de fabricação do veículo, que originaram acidentes que mataram dezenas de pessoas, mas nada foi feito para evitar as mortes.
A Associação Brasileira de Consumidores Automotivos (ABCAuto) formalizou denúncia junto ao Procon Nacional e ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) contra a General Motors do Brasil (GM), a qual responsabiliza pela morte de mais de 30 pessoas devido a explosão de veículos Vectra nos últimos 12 anos.
O tesoureiro da ABCAuto, o advogado André Paiva, explica que existe um procedimento no Procon Nacional desde 1998, originado por denúncia que apontava falha no sistema de distribuição de combustível do Vestra. Desde aquela época, informa ele, a GM sabia do problema e até emitiu comunicado neste sentido, o qual está anexado ao processo do Procon Nacional.
“De 1998 para cá morreram mais de 30 pessoas, todas elas carbonizadas. Se tivesse havido o recall já naquela época, quando a própria GM admitia a falha, essas mortes teriam sido evitadas”, afirma o dirigente da ABCAuto.
Para falar sobre este assunto, André Paiva, que também assessor jurídico da ABCAuto e o presidente da entidade, Etevaldo Balbino, vão conceder entrevista coletiva na próxima segunda-feira (15.03.10), às 14 horas.
A entrevista acontecerá na sede provisória da ABCAuto, que fica na rua Batista das Neves, 22, Edifício Comodoro, sala 502.
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http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=322286
GM reconhece defeito no Vectra
Postado dia 16 de março de 2010 às 8:16
A General Motors do Brasil reconhece o problema mecânico no Vectra mas nega-se a fazer recall no tanque de combustível no modelo que já se envolveu em 56 ocorrências de explosões e incêndios. Pelo menos 24 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas pela ação do fogo iniciado de forma espontânea nos veículos.
Em Mato Grosso, foram 5 acidentes que deixaram 7 mortos. O caso mais notório ocorreu em 17 de agosto de 1999 e matou 4 pessoas: Antônio Salvino Pedemonte Araújo, Heronildes de Aquino Araújo, Ítala Pedemonte Araújo e Maria Dometila Pinto Gusmão. O veículo explodiu quando trafegava na BR-070.
A Associação Brasileira de Consumidores Automotivos (ABCAuto) apresentou à imprensa documento de circulação interna da GM, de fevereiro de 1998, dando conta do problema no “chicote da bomba de combustível no tanque”.
O Boletim de Informação Técnica traz como “fato” o recebimento de reclamações por conta da “queima de fusível devido a curto-circuito do chicote da bomba, quando este, devido a balanço de combustível no interior do tanque bem como excesso de comprimento dos cabos, encosta em um dos terminais elétricos da bomba provando derretimento da proteção e consequente falha”. E apresenta como recomendação a substituição do equipamento do tanque.
O advogado da ABCAuto, André Paiva, formalizou denúncia junto ao Procon Nacional e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) contra a GM. Ele destaca que muitos acidentes e mortes poderiam ter sido evitados se a montadora agisse corretamente com os clientes. Existem casos recentes de acidentes com feridos e mortos. “Esse Boletim demonstra que a GM tinha conhecimento do problema e estava escondido há 12 anos”.
A intenção inicial da ABCAuto é exigir que seja feito o recall nos modelos. Para Heronildes de Aquino Araújo Filho, parente de 3 pessoas que morreram em 1999, a situação mostra um descaso da montadora com os clientes brasileiros. Ele destaca que os familiares não voltarão, mas a luta é para evitar outras vítimas.
Outro lado – A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da GM.
A General Motors do Brasil reconhece o problema mecânico no Vectra mas nega-se a fazer recall no tanque de combustível no modelo que já se envolveu em 56 ocorrências de explosões e incêndios. Pelo menos 24 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas pela ação do fogo iniciado de forma espontânea nos veículos.
Em Mato Grosso, foram 5 acidentes que deixaram 7 mortos. O caso mais notório ocorreu em 17 de agosto de 1999 e matou 4 pessoas: Antônio Salvino Pedemonte Araújo, Heronildes de Aquino Araújo, Ítala Pedemonte Araújo e Maria Dometila Pinto Gusmão. O veículo explodiu quando trafegava na BR-070.
A Associação Brasileira de Consumidores Automotivos (ABCAuto) apresentou à imprensa documento de circulação interna da GM, de fevereiro de 1998, dando conta do problema no “chicote da bomba de combustível no tanque”.
O Boletim de Informação Técnica traz como “fato” o recebimento de reclamações por conta da “queima de fusível devido a curto-circuito do chicote da bomba, quando este, devido a balanço de combustível no interior do tanque bem como excesso de comprimento dos cabos, encosta em um dos terminais elétricos da bomba provando derretimento da proteção e consequente falha”. E apresenta como recomendação a substituição do equipamento do tanque.
O advogado da ABCAuto, André Paiva, formalizou denúncia junto ao Procon Nacional e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) contra a GM. Ele destaca que muitos acidentes e mortes poderiam ter sido evitados se a montadora agisse corretamente com os clientes. Existem casos recentes de acidentes com feridos e mortos. “Esse Boletim demonstra que a GM tinha conhecimento do problema e estava escondido há 12 anos”.
A intenção inicial da ABCAuto é exigir que seja feito o recall nos modelos. Para Heronildes de Aquino Araújo Filho, parente de 3 pessoas que morreram em 1999, a situação mostra um descaso da montadora com os clientes brasileiros. Ele destaca que os familiares não voltarão, mas a luta é para evitar outras vítimas.
Outro lado – A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da GM. (As informações são do jornal A GAZETA)
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