quinta-feira, 25 de junho de 2009

SENADO BRASILEIRO - NÓS OS PAGAMOS E ELES NOS ROUBAM! COMO SOMOS OTÁRIOS!!!



'Crise é de Sarney e é melhor ele se afastar', diz Pedro Simon

Senador gaúcho pedirá que presidente da Casa se licencie; Segundo ele, denúncia de neto de Sarney foi limite

Andréia Sadi, do estadao.com.br


SÃO PAULO - O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse nesta quinta-feira, 25, que a crise do Senado se transformou em uma crise do presidente José Sarney (PMDB-AP) e, portanto, o "melhor que ele tem a fazer é se afastar". Simon vai pedir nesta tarde, da tribuna, que o presidente da Casa se licencie e explicou que tomou a decisão após a nova denúncia publicada em O Estado de S. Paulo, segundo a qual um neto de Sarney - José Adriano Cordeiro Sarney - é um dos operadores do esquema de crédito consignado para funcionários da Casa.
"Não estou pedindo para ele sair como punição, apenas acho que é melhor para todos ele se afastar. Essa última do neto que teria participação no sistema financeiro esgotou. O melhor que Sarney faz é se afastar e deixar andar essas coisas. Senão, vai ser manchete permanente de jornais. Ele diz que é 'uma crise do Senado, não minha', mas se transformou numa crise dele", contou o senador ao estadao.com.br.
Veja também:

especialESPECIAL MULTIMÍDIA: Entenda os atos secretos e confira as análises

lista Confira a lista dos 663 atos secretos do Senado

documento Leia a íntegra da defesa do presidente do Senado

lista O ESTADO DE S. PAULO: Senado acumula mais de 300 atos secretos

lista O ESTADO DE S. PAULO: Neto de Sarney agencia crédito no Senado
Simon se refere ao discurso do presidente Sarney no último dia 16, quando afirmou: "A crise não é minha, é do Senado", sobre as denúncias dos atos secretos da Casa revelados em reportagens de O Estado de S. Paulo. O senador não acredita ser uma "voz isolada" no pedido para saída de Sarney, mas não deu nomes de outros parlamentares que o apoiam. "Não tem movimento, mas tenho visto mais pessoas falando que o interessante é ele se afastar."
Indagado se o clima de festa junina, que esvaziou a Casa, inviabilizaria esta iniciativa, Simon acredita ser positivo: "Com as festas juninas, com plenário mais esvaziado, é mais fácil a gente pedir e ele tem mais tempo para refletir, vai ter todo este fim de semana para refletir e ver o que ele vai fazer. Acho que é interessante ser colocado agora."
O PSOL informou que vai entrar com representação no Conselho de Ética do Senado contra contra Sarney e contra os ex-presidentes Renan Calheiros (PMDB-AL) e Garibaldi Alves (PMDB-RN). Internamente, o PSOL discute se as representações serão protocoladas nesta quinta-feira, 24, como defende Heloisa Helena, ou se na próxima semana.
Na opinião de senadores, a denúncia é grave. O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou que a situação de Sarney com a nova denúncia caminha para a "inviabilidade". O senador voltou a cobrar respostas imediatas e drásticas por parte de Sarney. "Não sei se é licença ou renúncia. Mas ele está indo mal e precisa responder com urgência. O que se desenha é uma crise institucional. Creio que seja a maior que já vi depois da ditadura militar. É uma crise maior que a do mensalão, porque envolve agora um poder mais fraco do que o Executivo", ressaltou.
Para Virgílio, a ligação de um neto de Sarney com empréstimos consignados é mais grave do que a participação do ex-diretor João Carlos Zoghbi no esquema - a Polícia Federal já investiga a atuação do servidor por meio de uma empresa em nome de uma ex-babá. "É mais agravante, no caso do Sarney, porque envolve um componente familiar, no caso, o neto", disse.
(Com Eugênia Lopes, Denise Madueño, Christiane Samarco e Leandro Colon, de O Estado de S. Paulo)



Tags: Crise do Senado, Pedro Simon, PMDB, atos secretos O que são TAGS?

* COMENTÁRIOS
* NOTÍCIAS RELACIONADAS

Golpe

Qui, 25/06/09 13:57 , lupas@estadao.com.br

Simon quer dar um golpe na população ao empurrar tudo para cima de Sarney. Ele é o MAIS culpado, ao que parece, mas há seus seguidores lá dentro. Se Sarney foi eleito presidente do senado, não foi de graça, muitos devem ter sido agraciados para nele votarem. Não há anjos: nem Cristóvão Buarque que não abre mão de sua cota de passagens tendo sido eleito pelo DF. Nem Heloisa Helena, defensora dos pobres, que nunca denunciou a assistência médica vitalícia enquanto brasileiros morrem em filas. Não há gente digna naquele covil, a saída de um não limpa a imagem do todo. Precisamos de nova constituição feita por homens que se comprometam a jamais pleitear cargos eletivos, onde fique bem claro que os legisladores não podem legislar em causa própria: por enquanto, é so isso o que fizeram. É incrível como permitimos que eles sejam pagos para nos roubar!

o oligarca da triste figura

Qui, 25/06/09 13:47 , mgpereira@estadao.com.br

E pena que Sarna, o oligraca da trsite figura, nao tenha a vergonha de renunciar e fazer um pequeno favor ao Pais, do qual se aproveita dha mais de cinquenta anos.

* Comente também

* Todos os comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário