segunda-feira, 29 de junho de 2009

NOMEADO NOVO PRESIDENTE EM HONDURAS

Nomeado novo presidente em Honduras
Roberto Micheletti, presidente do Congresso, entrou no lugar de Manuel Zelaya, expulso depois de uma ação militar
Redação Época

Os poderes Judiciário e Legislativo de Honduras nomearam neste domingo (28) Roberto Micheletti, presidente do Congresso, o novo presidente do país. A nomeação aconteceu pouco depois da deposição, pelo poder Legislativo, do presidente eleito, Manuel Zelaya, que foi forçado a tomar um voo para a Costa Rica por militares.

Jose Alberto Saavedra, secretário do Congresso de Honduras, chegou a afirmar que Zelaya havia renunciado por "problemas de saúde", mas o próprio presidente deposto negou a versão em entrevista à rede de TV americana CNN. O poder Judiciário, contudo, confirmou a ação militar e defendeu sua legalidade.

Na ausência do presidente e do vice - Elvin Santos renunciou ao cargo em 2008 para candidatar-se à presidência este ano -, a Constituição do país concede o cargo ao presidente do Parlamento. O Congresso anunciou que Micheletti deve ocupar a presidência até o período legal estabelecido: janeiro de 2010.

A saída de Zelaya foi aprovada por unamidade por deputador hondurenhos, que alegaram que o presidente tinha uma "conduta irregular" e violava "a Constituição e as leis" do país. A expulsão de Zelaya de seu próprio país aconteceu pouco antes do início da consulta popular que havia sido considerada ilegal pelo Parlamento e pela Suprema Corte do país. A principal acusação da oposição é de que Zelaya tentava criar uma nova Assembleia Constituinte para aprovar o direito à reeleição, hoje negado pela Constituição do país.

Da Costa Rica, Zelaya disse que foi vítima de um "sequestro brutal" por parte de um "grupo de militares".

Repercussão internacional
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, condenou, em comunicado, "o golpe que um grupo de militares" contra Manuel Zelaya. Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos também condenaram a ação.

O Itamaraty "condenou veementemente" a destituição de Manuel Zelaya do poder. "Ações militares desse tipo configuram atentado à democracia e não condizem com o desenvolvimento político da região", disse em nota o Ministério das Relações Exteriores. O comunicado também pede que o presidente eleito seja "imediata e incondicionalmente reposto em suas funções".

O presidente americano, Barack Obama, disse estar "profundamente consternado" com a situação dzHonduras e pediu que "todos os atores políticos e sociais respeitem as normas democráticas, o império da lei e os fundamentos da Carta Democrática Interamericana".


ARVÃO | SP / São José dos Campos | 29/06/2009 13:28
DUVIDO, COMO DUVIDO!!!
Senhores, duvido que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, volte ao seu antigo posto... então, quero ver a cara do Lula, Chaves, Obama e outros mais.. Será que é o inicio da 3ª guerra mundial, começando o entrevero entre a Venezuela de Chaves e Honduras dos militares insatisfeitos? Vamos esperar... mas que duvido, duvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário