sexta-feira, 5 de junho de 2009

TV FRANCESA EXIBE MENSAGENS AUTOMÁTICAS ENVIADAS PELO A 330




TV francesa exibe mensagens automáticas enviadas pelo A330
France 2 obteve o relatório que a aeronave enviou, via Acars, para a Air France. Os avisos mostram sucessivas panes
REDAÇÃO ÉPOCA
Saiba mais

»Acidente de avião voo 447
»Últimas mensagens sugerem que
pilotos tentaram manobrar Airbus em pane
»"Rota foi escolhida pelo piloto"

A rede de TV francesa France 2 divulgou em reportagem nesta quinta-feira (4) o relatório do sistema Acars (sigla em inglês para Sistema de Comunicação e Reporte) do Airbus 330-200 da Air France que caiu sobre o Oceano Atlântico na noite do domingo (31). O relatório compila os avisos que são enviados automaticamente a partir da aeronave para a base da Air France, que monitora remotamente toda a sua frota.

As mensagens do Acars, denominadas em francês "liste des événements Acars" (lista dos eventos Acars), devem ser lidas de baixo para cima. A hora aparece sob a forma de quatro algarismos, no fuso horário de Greenwich, na Inglaterra – ou seja, onde está escrito "0210" deve-se entender 2h10 da manhã em Greenwich, ou 23h10 da noite no Brasil.

A primeira mensagem relevante aparece justamente nesse horário: AUTO FLT AP OFF. Ela indica que o piloto automático parou de funcionar, por defeito ou decisão do comandante. O sistema registra apenas os acontecimentos, sem explicar a causa. Ainda às 0210 (23h10), aparecem as mensagens FLAG ON CAPT PFD e FLAG ON F/O PFD. Elas significam que tanto o piloto (o capitão) quanto o co-piloto perderam algumas informações no painel de instrumentos.

Às 0212 (23h12), uma nova mensagem indica que os sistemas IR1 e IR3 deixaram de funcionar. Segundo o especialista francês, trata-se das centrais inerciais, que ajudam o piloto a saber se o avião está subindo e descendo quando não é possível ver isso pelo pára-brisa. Por fim, às 0214 (23h14), a última mensagem enviada pelo avião indica novos problemas técnicos.


1 - Indica que o piloto e o co-piloto perderam simultaneamente um certo número de informações no painel de comando. 2 - Indica que o piloto automático parou de funcionar - sozinho ou por decisão do comandante

Às 02:12 hora de Greenwich (23:12 de Brasília), "IR1" e "IR3" indicam pane nas centrais inerciais, que permitem saber se o avião está subindo ou descendo

Às 0214 (23:14 de Brasília) indicando novas panes
Uma reportagem publicada nesta terça-feira (2) pelo jornal Jornal da Tarde havia noticiado a mesma sequência de eventos. Às 23h, o sistema da empresa aérea registrou que a aeronave, que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris, atravessava uma área sobre cumulus nimbus – um tipo de nuvem que causa instabilidade. O primeiro sinal de possível problema chegou às 23h10 (horário de Brasília) e informava que o piloto automático do A330 havia se desconectado. Em si, essa alteração não chega a ser incomum: pode acontecer quando há divergências de cálculos entre o piloto e o copiloto automáticos, por exemplo. A mensagem seguinte informa problemas com o sistema fly-by-wire, o que aponta uma possível pane nos sistemas informatizados do jato. Os alertas subsequentes mostraram falhas em computadores essenciais ao voo, como os que registram dados de altitude e velocidade do avião. Segundo a reportagem, sem essas informações, a tripulação pode ter pedido o controle da aeronave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário