quarta-feira, 10 de junho de 2009

EMBALAGEM DE BALAS MASTIGÁVEIS VENDIDAS NO PAQUISTÃO EM HOMENAGEM AO OSAMA BIN LADEN
10/06/2009 - 11h04
Paquistão culpa Taleban por ataque a hotel e intensifica confronto
da Folha Online

O governo do Paquistão atribuiu ao grupo radical islâmico Taleban o ataque suicida realizado nesta terça-feira (9) contra um luxuoso hotel da cidade de Peshawar (noroeste), no qual pelo menos de 18 pessoas morreram, sendo dois funcionários da ONU (Organização das Nações Unidas). Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

Entre oito e dez pessoas permanecem sob os escombros do hotel, de acordo com o policial Shafiullah Khan. Em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou a ação antes de confirmar a morte do sérvio Aleksandar Vorkapic, da Acnur (agência a refugiados) e da filipina Perseveranda So, do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Foram mortos ainda o comandante de uma companhia aérea paquistanesa e vários funcionários do hotel, inclusive o gerente.

Equipe de segurança isola hotel atacado na cidade de Peshawar; ao menos 18 morreram
Entre os feridos há mais quatro funcionários da ONU, vários britânicos e também um alemão, um somali e um malgaxe, segundo fontes diversas.

Em reação ao ataque, o ministro de Informação da Província da Fronteira Noroeste (NWFP), Mian Iftikhar, anunciou que o Paquistão irá manter a ofensiva militar contra os talebans e que, por isso, abriu uma nova frente de combate. "O atentado do Pearl Continental é uma resposta à ofensiva de Swat e não descartamos o aumento deste tipo de ataques", disse o ministro.

O Paquistão reforçou sua ofensiva contra o Taleban em 26 de abril último, por pressão dos Estados Unidos, para expulsar os combatentes da região do vale do Swat e de mais outros dois distritos vizinhos. Àquela altura, os talebans já estavam estabelecidos em áreas a 100 km da capital paquistanesa, Islamabad.

Os intensos combates começaram em 26 de abril último. Em 31 de maio, o Exército anunciou que retomara o controle total de Mingora, a maior cidade do vale do Swat.

De acordo com as informações do governo, em toda a ofensiva, mais de 1.300 insurgentes e 105 militares foram mortos. Não existem dados sobre vítimas entre civis e nem fontes isentas para confirmar os números.

Por causa da ofensiva, cerca de 2,5 milhões de civis deixaram a região, no maior contingente de deslocados na última década, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Os EUA pressionam o Paquistão a combater o Taleban, instalado na porosa região da fronteira com o Afeganistão após ser desalojado do poder pela invasão americana no pós-11 de Setembro. O Afeganistão é o foco do combate ao terrorismo do governo Obama.

Nos últimos dois anos, quase 2.000 paquistaneses morreram em mais de 230 atentados, a maioria suicidas, cometidos por insurgentes islamitas que decretaram a jihad (guerra santa), a exemplo do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, pelo apoio do Paquistão à guerra antiterrorista dos Estados Unidos.

Imagem exibida pela TV Aaj mostra mulher ferida deixando região de hotel atacado em Peshawar (Paquistão); ao menos 18 morreram
Segundo a polícia, os autores do ataque chegaram na noite desta terça-feira ao hotel cinco estrelas Pearl Continental, a bordo de dois veículos. Eles mataram os seguranças do hotel e, assim, conseguiram chegar ao estacionamento sem serem revistados. Lá, um deles detonou um minicaminhão carregado com 500 km de explosivos. Dezenas de veículos e grande parte do hotel foram destruídos. Imóveis próximos também sofreram vários danos.

O Pearl Continental, muito popular entre os turistas estrangeiros que visitam o Paquistão, fica em um bairro da zona sul de Peshawar onde há bastante policiamento, além de restaurantes e vários outros edifícios importantes. As autoridades detiveram dois suspeitos, mas ainda não há informações de qual seria a ligação deles com o crime.

O ataque contra o hotel é o último de uma série de atentados registrados em Peshawar. Nas últimas semanas, também foram alvo de terroristas um complexo de cinemas, um cibercafé, um mercado e as próprias forças de segurança.

Histórico

O atentado lembra o ocorrido no fim de maio passado contra um complexo policial em Lahore (leste). Mais ainda, evoca o atentado suicida que, em setembro de 2008, matou 54 pessoas e destruiu o luxuoso Hotel Marriott, em Islamabad.

O magnata paquistanês Sadruddin Hashwani, dono do Marriott e do Pearl Continental, disse à Geo TV que o segundo voltará a funcionar em dois meses. "Conseguirei voltar a funcionar em dois meses, assim como reabri o Marriott em três."

Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário