sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JAPAN AIRLINES ( JAL ) PODE VIR A SER CLIENTE DA EMBRAER E MITSUBISHI

Embraer e Mitsubishi podem ganhar impulso com concordata da Japan Airlines

MARIKO KATSUMURA
da Reuters, em Tóquio

A Embraer e a Mitsubishi Heavy podem se beneficiar com a concordata da JAL (Japan Airlines), depois que a companhia aérea japonesa reformular sua frota com aviões menores e de consumo mais eficientes de combustível.

MITSUBISHI REGIONAL JET ( MRJ)


A JAL, que abriu processo de proteção contra credores nesta terça-feira (19) como parte de reorganização apoiada pelo governo, planeja aposentar todos os seus 37 Boeings 747-400 e todos os seus MD-90 para trocá-los por aviões menores.

A redução do tamanho da maior companhia aérea do Japão em receita pode gerar novas encomendas à Embraer e possivelmente ajudar o projeto de jato regional da Mitsubishi a sair do chão, afirmaram analistas.

"Isso vai colocar a Embraer e o jato da Mitsubishi em destaque", afirmou Kotaro Toriumi, analista do setor aéreo. "Aviões menores e regionais serão bem vindos pelas grandes companhias. A Embraer já tem crescido sua participação, mas isso pode ajudar a Mitsubishi a ter mais encomendas."

O fundo estatal que está apoiando a reestruturação da JAL, o Etic (Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan, fundo criado no ano passado para ajudar na recuperação de empresas financiadas com empréstimos governamentais), afirmou em comunicado ontem que a companhia aérea vai introduzir 50 aviões regionais de pequeno e médio portes como parte do plano de reformulação.

EMBRAER ERJ 145
"A JAL tem uma série de aviões grandes e pouco eficientes no consumo e isso tem custado muito", disse o diretor-executivo da Etic, Akitoshi Nakamura, em conferência ontem, depois da JAL fazer o pedido de concordata sob o peso de US$ 25 bilhões em dívidas.

Apesar de a Etic não ter revelado que empresa vai receber encomendas da JAL, em um documento mais detalhado obtido pela Reuters o fundo especificamente cita os aviões regionais ERJ da Embraer como possíveis aeronaves para a nova frota da companhia aérea japonesa.

A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo depois da Airbus e da Boeing e produz jatos com capacidade para até 120 passageiros, bem como aeronaves executivas e para área de defesa.

A JAL já tem dois ERJs e a operadora regional japonesa Fuji Dream Airlines deve receber o terceiro avião da Embraer na próxima semana.

Enquanto isso, a Mitsubishi Heavy recebeu 125 encomendas para o modelo MRJ, o primeiro jato de passageiros desenvolvido no Japão. Desse total, 25 pedidos são da All Nippon Airways, concorrente da JAL.

"O MRJ é o avião 'made in Japan' e o governo também tem se envolvido em seu desenvolvimento. Considerando isso, faz sentido que a JAL escolha fazer pedidos de MRJ depois do apoio recebido do Estado para a sua recuperação", afirmou a consultora da indústria de aviação Reiko Sonoyama.

Ela também afirmou que a JAL pode decidir por aposentar seus 18 aviões A300, da Airbus, e usar Boeings 767 no lugar.

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