sábado, 19 de dezembro de 2009

AÉCIO NEVES, O AMIGO DA ONÇA



O amigo da onça
RUTH DE AQUINO

RUTH DE AQUINO
é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro
raquino@edglobo.com.br

Aécio Neves ainda não fez 50 anos. Sua retirada da sucessão presidencial, no melhor estilo do bloco do eu sozinho, sem combinar com o PSDB nem com José Serra, é gesto de efeito de um político ambicioso, carismático e jovem que não foi feito para ficar à sombra das olheiras de ninguém. Aécio cansou da tucanagem de Serra. Cansou de ser empurrado para ator coadjuvante na Vice-Presidência. Cansou de espernear pelas prévias do PSDB. Como se não soubesse que seu partido prima por ficar em cima do muro.

Alguém acredita nas palavras de Aécio? “Saí deste jogo nacional. Vou cuidar da minha vida e me dedicar a Minas Gerais.” Mineiro demais, né?

Pode ser que, até março, Aécio cuide de sua vida. Nesse meio-tempo, há Réveillon, Carnaval e bastante calor. O Réveillon pode ser no sul da Bahia, ao lado dos amigos playboys, como no ano passado. Pode ser no Rio de Janeiro, ao lado de seu irmão de fé camarada Sérgio Cabral. Pode ser em Paris, um luxo com a neve que começou a cair. Haverá champanhe, sempre há muita espuma e brilho na vida de Aécio. Ele gosta de se divertir, o bronzeado é permanente, sua simpatia contagia e, mesmo quando a festa não é para ele, Aécio acaba sendo o foco das atenções. Há sempre uma loura e uma piscina nas festas. E uma corte de amigos leais que o protegem de fofocas e maledicências.

Março é o prazo final. Aécio ainda espera que Serra possa tropeçar em si mesmo e jogar a toalha. O governador de Minas, que agora diz aspirar somente a oito anos de mandato no Senado, anuncia ter deixado a estrada livre para Serra. Um ato de “desprendimento e grandeza” para não dividir o PSDB. Promete engajar-se na campanha de Serra. Em seu texto oficial de “despedida”, não deixa nó que não possa ser desatado com elegância. Mas se solta das amarras. E joga a bola no campo de Serra, dos bispos do PSDB – e da vontade dos eleitores, que ficará mais clara em pesquisas nacionais nos próximos meses. O PT comemorou abertamente o gesto de Aécio, por apostar no “plebiscito” entre a ministra Dilma Rousseff e Serra. Não que o PT acredite tanto em Dilma. Mas acredita no poder do “cara”.

Se for tudo verdade, Aécio sai dizendo na surdina que o PSDB errou ao optar por Serra, porque o eleitorado não quer presidentes identificados demais nem com Fernando Henrique Cardoso nem com São Paulo. Ele também teria criticado a “insegurança” de Serra e a falta de ousadia do partido em buscar opções menos ligadas ao passado. Mas está claro que Aécio “renunciou” também porque mineiros e cariocas não bastam para ele subir nas pesquisas. Faltava o apoio do partido.

Serra terá dificuldade de festejar com serenidade este Réveillon. Depois de cozinhar Aécio em fogo brando todos estes meses, foi surpreendido. No fim, quem encostou o governador paulista na parede foi Aécio. Agora, é dá ou desce. Transformar uma vitória parcial numa carência seria muito ruim para Serra, que age nos bastidores como “maior abandonado”, traído pelo amigo.

Alguém acredita nas palavras de Aécio? Ele jogou a bola
para Serra, mas ainda espera um tropeço


REVISTA ÉPOCA
ARVÃO | SP / São José dos Campos | 19/12/2009 07:44
AÉCIO NEVES DA CUNHA, O ENGÔDO!
Aécio Neves da Cunha, a exemplo de seu avô materno Tancredo Neves, sempre foram um engôdo na política nacional., nada fizeram e nada faz o atual sobrevivente playboy deste clã., está aí para "perambular" pela vida e pelas facilidades em que a política nojenta deste país de otários proporciona. Como bom mineiro, fica e ficará em "riba" do muro e se candidatar a algum cargo, seja ele qual fôr, continuará vivendo a sua vida de luxo e glamour, ( eita trem bom, sô!!!) às custas, deste povo atordoado e passivo. Não merece e nunca mereceu os cargos que exerceu... mas que ardilosamente dará um golpe certeiro contra o Serra, podem ter certeza que acontecerá. Duvidam? Esperem até março de 2010 passar, quando os efeitos das"baladas" de final de ano, terem assentados neste país, repito de eleitores, tontos e otários. E assim, este gigante, continuará vivendo e dormindo em berço esplendido, até que um dia, todos acordarão!!! Quando será, não sei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário