segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VÔO MISTERIOSO


Matéria: O desafio iraniano
Caracas-Damasco-Teerã, um vôo mais misterioso
Um Airbus controles de ligar as capitais Conviasa duas vezes por mês - o plano nunca será preenchido, ele é caro e não tem passageiros
MAYE PRIMEIRA - Caracas -- 23/11/2009



O Airbus 340, da companhia venezuelana, que cobre a rota Conviasa Caracas-Damasco-Teerã vem apenas dois sábados por mês e uma meia camarote vazio de hangares do Aeroporto Internacional Simón Bolívar. Não há controles. Embora os laços políticos entre os governos do Irã e da Venezuela, que tornou possível a realização deste voo directo em março de 2007, março de relações cada vez mais bons não são suficientes para encher a aeronave de 286 lugares.


O Irã é o apego a uma aliança com a América do Sul

Irã
PROFUNDIDADE
Capital: Teerã. Governo: Teocrático República. População: 65.875.224 (est. 2008)
Venezuela
PROFUNDIDADE
Capital: Caracas. Governo: República. População: 26.414.815 (est. 2008)

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Os bilhetes custam entre 1.500 e 3.000 euros, dependendo da estação

"Não é um vôo rentável é político", admite uma companhia aérea sênior
"Eu não costumo viajar mais de 140 passageiros em cada tempo. A maioria funcionários geralmente venezuelano, os imigrantes sírios e iranianos negócio ", diz um ex-membro da tripulação de voo que prefere permanecer anônimo. Somado a isso, como na alta temporada é de dezembro, o bilhete custa cerca de 3.000 euros, e em períodos de menor demanda nunca cai abaixo de 1.500 euros. Estes preços são proibitivos para a maioria dos venezuelanos.

No entanto, as reservas de escritório Conviasa argumenta que não há um assento livre em todos os vôos para o restante deste ano.

"Sem dúvida, este é um vôo para fins políticos não é um vôo não rentáveis. Desde que iniciou suas operações, a gestão comercial da companhia advertiu que geram enormes perdas. Para nós ele vai esta rota caro porque o avião é usado exclusivamente para isso ", disse um Conviasa sênior. Cada hora de vôo entre Caracas e Teerã tem o custo de Estado venezuelano, 9.500 a 12.000 euros. Qualquer outra companhia aérea que poderia tomar este vôo para fazer conexões para outros destinos custará € 6.500 por hora.

As empresas que, supostamente, manter a aeronave no ar, vai de mal a pior. E depois de dois anos de acúmulo de milhagem, o governo de Hugo Chávez e Mahmoud Ahmadinejad, vai decidir em Dezembro de 2009, antes do termo do acordo assinado em 2007, se não houver não-razões económicas para renovar a aliança e Conviasa Irã persa companhia aérea, que valem a pena a perda de milhares de dólares para cada lançamento.

Quando o acordo entrou em funcionamento, o voo Caracas-Damasco-Teerã estava saindo todas as tardes de sábado do Aeroporto Internacional de Maiquetía, e estava de volta na terça-feira de madrugada. Mas há um mês, os vôos começaram a ocorrer a cada duas semanas. Inicialmente, Iran Air operava a rota com um avião de propriedade de apenas dois meses depois, ele começou a usar o Airbus-owned Conviasa.

O percurso tem uma duração total de 16 horas: 14 horas de navegação entre Caracas e Damasco, e duas horas entre Damasco e Teerão. Somado a isso, há uma paragem entre 20 e 27 horas. As estimativas mais conservadoras indicam que o custo total de voo é 340.000 €, o que não superam, de longe, com a venda de bilhetes.

"Da Venezuela para a Síria, o vôo pode ser rentável, pois lá foi parar a uma centena de passageiros por voo, principalmente sírios que vivem há muitos anos na Venezuela. Mas entre Damasco e Teerão voar apenas entre 40 e 60 pessoas, não justificam, mesmo que move o avião ", acrescentou o chefe da companhia aérea venezuelana. Conviasa é a empresa criada em 2004 para substituir a defunta Viasa (liquidado em 1997) com a intenção de que a Venezuela poderia voltar a ter uma linha de bandeiras.

O transporte de mercadorias da Venezuela ao Irão ou vice-versa, não se justifica: o acordo assinado por Conviasa e Iran Air em 2007 não inclui um acordo de "carga", razão pela qual os pacotes maiores para ser transportado legalmente nesta rota são malas diplomáticas.

A viagem de duas horas entre Damasco e Teerã não só despertou as suspeitas da imprensa internacional, que especula sobre o transporte de urânio e de componentes militares em vôo Conviasa, mas desencadeou a preocupação da tripulação da companhia aérea.

Em www.conviasa8k.com página, criada pela empresa para exercer "controle social" e denunciando os infiltrados "revolucionário" no vôo, veio a receber mensagens anónimas cujos autores são identificados apenas como recepcionistas, pilotos e mecânicos a companhia aérea, que relatou, sem evidência de oferta, que a Damasco-Teerã perna foi transportado ilegalmente "material radioativo". O endereço na Internet foi fechado por causa dessas mensagens. Agora ele mostra um sinal que diz "Mover página", e refere-se ao site oficial da empresa, onde os usuários da Internet são recebidos com um belo slogan: "Conviasa ... o prazer de voar.

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