terça-feira, 24 de novembro de 2009

FOTOS DE OVNIS






Este é um dos assuntos mais polémicos de sempre: existe ou não mais vida inteligente no Universo? Pelo mundo fora há numerosos partidários de teorias defendendo a existência de civilizações alienígenas que têm vindo a acompanhar a evolução da espécie humana e que, inclusivamente, nos visitam periodicamente desde tempos remotos. A hipótese é fascinante mas nesse caso onde estariam as evidências dessas visitas? Esta é uma das fragilidades, a de arranjar uma prova de que um OVNI nos visitou. Com o aparecimento da fotografia, no século XIX, os apoiantes destas teorias ganharam um auxiliar precioso.

São centenas senão milhares as fotografias feitas até hoje que retratam estranhas formas a pairar no céu sobre casas, paisagens e em perseguição de aviões. Quase todas estas formas se assemelham a um disco, o que deu origem à sua designação comum "disco voador". No entanto, os estudiosos mais sérios preferem baptizar essas aparições com o nome técnico OVNI (objecto voador não identificado), o UFO dos americanos (unidentified flying object).

A par com essa quantidade prodigiosa de fotografias, uma quantidade igualmente prodigiosa de pessoas tem-se dedicado ao seu estudo com o objectivo de averiguar da sua veracidade. As conclusões são variadas. Algumas revelaram-se claramente uma fraude: são imagens manipuladas. (note-se que isto verificou-se muito antes do aparecimento das imagens digitais e do respectivo software de edição; eram manipulações fotográficas, fotomontagens). Outras, pelo contrário, resistiram a todas as análises e não mostraram qualquer sinal de alteração e, portanto, de vigarice. São as mais intrigantes e perturbantes.

O site UFO evidence possui, entre outras coisas relacionadas com o tema, uma extraordinária colecção de fotografias de OVNIs, de que apenas mostramos aqui algumas. Apesar de estar em inglês recomenda-se a navegação pelos seus arquivos.


Ler mais: http://blog.uncovering.org/archives/2009/03/fotografias_de_ovnis.html#ixzz0XoCbQzZC

Nenhum comentário:

Postar um comentário