segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ONS CONFIRMA ATAQUE DE HACKERS


ONS confirma ataque de hackers
Rede corporativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico teria sido invadida apenas dois dias após o blecaute; órgão negou relação entre apagão e invasores
REDAÇÃO ÉPOCA

Erro Brecha em site do ONS revela informações sobre o banco de dados da rede corporativaO ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou nesta segunda-feira (16) que o site de sua rede corporativa foi invadido por hackers na quinta-feira (12), dois dias depois do apagão que afetou 18 estados brasileiros. O erro que possibilitou a invasão teria sido corrigido rapidamente e, segundo o órgão, a brecha não facilitava a ação de terceiros no sistema elétrico brasileiro.

De acordo com o ONS a falha era na área corporativa do portal, não no sistema operacional, e não tem nenhuma relação com o blecaute. "A rede operativa é blindada, separada da internet e operada via comando de voz", informou o ONS. O Ministério de Minas e Energia voltou a confirmar nesta segunda que o blecaute foi causado por curto-circuito. O ONS é responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN).

No dia oito deste mês, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria afirmando "agentes de segurança e informação do governo dos Estados Unidos têm vários indícios de que empresas de energia do Brasil já sofreram ataques de hackers". Segundo a reportagem, figuras públicas americanas, incluindo o presidente Barack Obama, já se referiram a esses ataques.

No mesmo dia o programa americano de televisão 60 minutes afirmou em uma reportagem que hackers teriam causado os blecautes de 2005 e 2007 no Brasil. A fonte para tal informação seria um ex-chefe da inteligência americana. Nenhuma autoridade brasileira confirmou essas invasões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário