quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SERRA E OS 2 MIL CARGOS DE " CONFIANÇA"

Atualizado em 30/09/2010

Em 3 anos de governo, Serra criou mais de 2 mil cargos de confiança


O número de funcionários comissionados durante a gestão do ex-governador José Serra (PSDB) cresceu 3,68%, de acordo com levantamento feito pela bancada do PT na Assembleia Legislativa. Já nas autarquias e fundações, com exceção das universidades públicas, este aumento chegou a quase 12% de 2006 a 2009. Os números altos continuam apesar do decreto publicado pelo então governador, em 12 de abril de 2007, que visava a reduzir em pelo menos 15% as despesas com cargos em comissão ou funções de confiança. Só no Centro Paula Souza, foram criados quase 2.000 cargos comissionados. Já na Fundação Padre Anchieta, o número de comissionados de 2006 para 2008 subiu de 8 para 128. E no mesmo período, o Metrô contratou 81 novos funcionários comissionados, o que representa um aumento de 15,37%. O Governo Serra também instituiu 5 novas secretarias (Ensino Superior, Comunicação, Gestão Pública, Relações Institucionais, Pessoa com Deficiência) e quatro empresas (Cia. Docas de São Sebastião, Agência de Fomento, Cia de Securitização, CPTUR). Foram criados 186 cargos em comissão para essas novas secretarias e empresas.

Inchaço na máquina

Hoje, na administração tucana em São Paulo, existem cerca de 16.300 funcionários comissionados, mas se estima que esse número deva chegar à casa dos 20.000, já que não estão disponíveis dados de algumas empresas, como a Sabesp e a CDHU. No site da secretaria de Gestão Pública, a página que deveria exibir o boletim estatístico com dados sobre número de servidores e despesa de pessoal se encontra “em revisão”. Ao todo, Serra criou pelo menos 2.345 novos cargos comissionados.

Privatização tucana

As privatizações no setor elétrico, a redução dos custos de manutenção e operação e a falta de investimentos por parte das empresas de energia elétrica em São Paulo têm provocado uma série de “apagões” em todo o Estado. Os últimos ocorreram na última segunda-feira, em vários bairros da Capital e parte do litoral. Houve problemas na Barra Funda, Higienópolis, São Mateus e Jardim Primavera. Já no litoral, Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão foram afetadas das 8h25 até 9h25.

Mulheres na política

Mais uma manifestação de mulheres vai reforçar a campanha do petista Valmir Prascidelli a deputado estadual. Repetindo o feito da caminhada realizada pelas militantes e apoiadoras do candidato no último dia 11, as mulheres agora se organizam para fazer o fechamento dos atos pró-Prascidelli com um “bandeiraço” sob o viaduto metálico Reinaldo de Oliveira, no próximo sábado, a partir das 9h.

Vestidas de lilás

Segundo a coordenação da campanha, são esperadas centenas de mulheres no ato, que é mais um evento de “dobrada” com o deputado federal João Paulo Cunha (PT), candidato à reeleição. “É uma alegria receber, até o momento final da nossa trajetória rumo às eleições, um apoio com tamanha energia. Peço às mulheres para irem para a rua no sábado, vestindo não somente o lilás, mas o espírito de luta e a vibração pela vitória”, disse Prascidelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário