quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DELEGADO TEM CNH SUSPENSA

Região

Delegado tem CNH suspensa
Uma das infrações foi dirigir sem cinto; ele diz que suspensão é exemplo do trabalho sério da Ciretran
São José dos Campos

Vivian Zwaricz
FONTE: JORNAL VALEPARAIBANO - 25.02.10


O delegado da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São José dos Campos, Reinaldo Ribeiro Checa Júnior, teve sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa há um mês por acumular 20 pontos no período de 12 meses. Uma das infrações foi dirigir sem cinto de segurança.

Ele justificou dizendo que o cinto de segurança atrapalha o manejo da arma no caso de ser abordado por bandidos e precisar reagir a um eventual assalto.

"No Brasil, bandidos matam policiais armados. Por isso, não andava com o cinto de segurança por precaução", disse.

A notícia foi divulgada ontem pelo próprio delegado no programa da Rádio Planeta, Jornal das Sete, comandado por Antônio Leite.

Segundo Checa, ele se colocou como exemplo para mostrar que a Ciretran faz um trabalho rigoroso na apreensão de CNHs, independentemente do cargo que a pessoa ocupe.

"Estou sem dirigir porque descumpri a legislação. Mas isso mostra o trabalho sério que é realizado pela Ciretran. O cidadão, servidor público ou a autoridade são tratados da mesma forma. E eu como autoridade policial sirvo de exemplo", contou o delegado.

LEI: Para obter sua CNH de volta, o delegado vai precisar fazer os cursos de Primeiros Socorros e Direção Defensiva, exigidos por lei desde o dia 21 de janeiro de 1998, quando entrou em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro.

"Agora, vou fazer os cursos para obter minha Carteira de volta. Estou sem dirigir desde que tive a CNH suspensa e somente depois de cumprir a lei volto a dirigir", disse ele.

Sobre usar o cinto de segurança, Checa contou que vai obedecer à legislação. " Passarei a usar o cinto de segurança a partir de agora. Não cabe a mim dizer se é certo ou errado e sim cumprir a lei. E eu vou cumprir a lei e tentar redobrar os cuidados", ressaltou.

Segundo o delegado, todas as infrações sofridas por ele foram de leves a graves, 3 e 5 pontos, respectivamente.

SUSPENSO: Ex-delegado da Ciretran e atual vereador de São José, Macedo Bastos (DEM), também teve sua CNH suspensa por 30 dias por exceder os 20 pontos permitidos pelo Código de Trânsito.

Segundo ele, todas as infrações foram cometidas pelo seu filho que dirige um de seus dois veículos. Bastos disse ainda que dirige pouco e que utiliza com frequência o carro da Câmara, com motorista.

"As multas foram aplicadas quando o meu filho dirigia. Quando se tem um veículo no seu nome e um terceiro dirige, corre-se esse risco", disse.

Sem poder pilotar um carro durante 30 dias, o vereador fez o curso obrigatório e em seguida obteve a licença para renovar sua CNH.

"Não tem que haver facilitação. A lei não é diferente para nós e faço questão de dizer que todos devem cumprir as determinações exigidas por lei", contou.

CINTO: Bastos disse que mesmo quando era delegado, sempre usou o cinto de segurança e que acha o equipamento fundamental. "Sempre usei o cinto ao dirigir. Quando era delegado e antes do novo Código de Trânsito, tentei fazer com que a sua utilização fosse obrigatória na cidade, o que não aconteceu na época. Mas agora é obrigatório e devemos cumprir", concluiu.


VNEWS - 25.02.10 ( TV VANGUARDA )

Delegado da Ciretran e São José dos Campos tem CNH suspensa por atingir pontuação máxima
Na cidade 883 motoristas tiveram a habilitação suspensa este ano
Um caso curioso de perda de carteira de habilitação aconteceu esta semana em São José dos Campos. O delegado da Ciretran teve a carteira de motorista suspensa pelo Detran. Ele é um dos responsáveis por fazer cumprir o código de trânsito brasileiro na cidade.

Reinaldo Checa Júnior ultrapassou vinte pontos na CNH, no período de doze meses, por causa da quantidade de multas que levou, entre elas, a de não usar cinto de segurança. No total, foram cinco autuações.

Agora o delegado terá que passar pelo curso de primeiros socorros e direção defensiva, caso queira a habilitação de volta. A Secretaria de Segurança Pública informou que se as infrações não foram com carro oficial e por isso não deve sofrer punições administrativas.

O delegado é um dos 883 motoristas da cidade que tiveram a carteira suspensa este ano. Em Taubaté, esse número chega a 164 casos. Para consultar se você é um dos que atingiram a pontuação máxima na CNH, acesse o site do Detran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário