sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 DE SETEMBRO DE 2001


ATÉ HOJE EM OBRAS O QUE GERA CRÍTICAS DAS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DO ATENTADO
Homenagem às vítimas do terror
Mundo lembra hoje os oito anos dos atentados de 11 de Setembro nos EUA. Site exibe imagens inéditas dos ataques

Nova Iorque (EUA) - Hoje o mundo relembra o 8º aniversário do ataque terrorista de 11 de Setembro, que deixou quase 3 mil mortos nos EUA. No Marco Zero, em Nova Iorque, onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, serão lidos os nomes das vítimas fatais dos atentados, e vários minutos de silêncio sucessivos serão observados para recordar os momentos em que dois aviões se chocaram contra os arranha-céus.

Para marcar a data, a Fundação do Museu e Memorial Nacional de 11 de Setembro lançou site com vídeos e fotos da tragédia (http://makehistory.national911memorial.org). Algumas cenas prometem polêmica, como as que mostram os sequestradores se preparando para destruir as torres gêmeas.


Marco Zero até hoje está em obras, o que gera reclamações de parentes das vítimasPara evitar que o material seja louvado por simpatizantes dos criminosos, depoimentos públicos aparecem na exibição. No lançamento da campanha ‘Faça história’, a diretora do museu convidou pessoas que tenham imagens dos ataques a colaborar. “Dizem que o 11 de Setembro é o evento mais documentado de todos os tempos. Pedimos que nos ajudem a contar essa história”, conclamou Alice Greenwald.

O site inclui gravações de áudio e vídeo feitas por profissionais de imprensa, pessoas que escaparam das torres e testemunhas que fizeram registros com câmeras e celulares. São mais de 500 horas de arquivos. “Há muito material inédito”, disse Michael Shulan, diretor de criação da fundação. As fotos mais chocantes, como as de pessoas que saltaram das torres gêmeas para escapar das chamas, serão exibidas em local separado.

Críticas a atrasos na obra

Ano após ano, autoridades de Nova Iorque prometem construir um memorial no local das Torres Gêmeas. Mas a obra, de 9.200 metros quadrados continua paralisada. O atraso gera críticas. Pesquisa da Universidade Quinnipiac (NY), mostra que dois em cada três moradores da cidade acreditam que nem o museu prometido para 2011 será entregue no 10º aniversário do evento. A imprensa local já publicou informações de que o projeto de cinco torres, sendo uma emblemática “Torre da Liberdade”, so deverá estar finalizado em 2036.

Nenhum comentário:

Postar um comentário