sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ESPECIAL SILVIO SANTOS - 80 ANOS



Listamos os 10 programas que mais marcaram a carreira de Silvio (em ordem alfabética):

Casa dos Artistas
Quando a Globo se preparava para lançar o Big Brother Brasil, Silvio Santos se antecipou e apostou num formato parecido (o que lhe rendeu processo, que corre até hoje), mas com "artistas" - a maioria do segundo escalão da TV. A primeira edição do programa foi um sucesso estrondoso, com personagens como Alexandre Frota, Supla, Mari Alexandre, Nana Gouvêa e a vencedora Bárbara Paz. Ao contrário do BBB, as regras da Casa dos Artistas mudavam o tempo todo, de acordo com a vontade de Silvio Santos. O auge da bagunça foi a volta de Frota à Casa, depois de alguns dias "do lado de fora." As edições seguintes, porém, não tiveram o mesmo carisma da primeira - e o BBB acabou se estabelecendo como o principal reality show da TV brasileira.

Domingo no Parque
Era a festa da criançada nas manhãs de domingo, com gincanas e competições entre escolas (ou times de futebol) em provas como a corrida de bebês, o cabo de guerra, o concurso de dança, o foguetinho e, no encerramento do programa, o jogo da cobrinha.

Isto É Incrível
Acredite: o YouTube foi criado em 2005. Antes disso, para ver vídeos curiosos, quase bizarros, o único lugar era no "Isto É Incrível", quadro do Programa Silvio Santos, exibido geralmente às 19h - para rivalizar com Os Trapalhões, da Rede Globo. Duas coisas são marcantes: a apresentação feita por Silvio, sempre dramatizando aquilo que viria a ser exibido, e a locução de Lombardi, que dizia pausadamente o bordão "Isto ééé in - crí - vel!"
Veja um vídeo sem a locução de Lombardi, mas com uma qualidade e um cena... incrível.Se tiver problemas cardíacos, depressão, etc... não veja êste vídeo.


Porta da Esperança
De todos os programas de auditório, era o que tinha maior apelo emocional, já que Silvio levava para o palco o anseio de espectadores que esperavam ajuda para superar um drama - uma cadeira de rodas moderna, um aparelho de surdez, ou mesmo uma máquina de costurar para poder voltar a trabalhar e assim sustentar a casa. Silvio Santos é tão genial que, na maioria dos desejos realizados, ainda aproveitava pra ganhar um merchan.

Qual é a Música?
"Maestro Zezinho, quatro notas". Era esse o bordão de Silvio Santos ao pedir que parte da melodia de uma música fosse reproduzida para adivinhação de artistas que concorriam como numa gincana. E quando ninguém acertava, aparecia o Pablo, aquela figura exótica, com o rosto pintado, caprichando na performance. Não lembra?

Roletrando
Mistura de roleta com "jogo da forca", o programa fez sucesso nos anos 80 e 90, e hoje carrega o estranho nome de "Roda a Roda Jequiti". Um participante é chamado ao palco para rodar a roleta e dizer qual letra aparecerá na palavra mostrada num painel. Veja no YouTube o trecho de um programa gravado em 1993.

Show de Calouros
Você gosta de "Ídolos" ou de "American Idol"? Pois saiba que essa fórmula é beeem antiga - vem da época do rádio. No Brasil, Chacrinha, Bolinha e, claro, Silvio Santos usaram e abusaram do sonho de anônimos de se tornarem artistas famosos. O Show de Calouros de "SS" tinha até jurado malvado, como Simon Cowell de American Idol. Você pode clicar aqui e escolher seu jurado predileto. Mas o que ficou marcante mesmo foi o tema de abertura.

Show do Milhão
Programas no formato Quiz sempre existiram, mas nenhum fez tanto sucesso no Brasil quanto o Show do Milhão. Todos assistiam - homens, mulheres, crianças, idosos. Pra variar, bordões foram consagrados por Silvio, como os da "ajuda da carta" e da "ajuda dos universitários" - que, muitas vezes, erravam a resposta e complicavam o participante. Nenhum programa foi tão marcante quanto o do homem que errou a pergunta que valia R$ 1 milhão por não saber quantas letras formam a mensagem presente na bandeira brasileira ("Ordem e Progresso").

Topa Tudo Por Dinheiro
Um dos programas responsáveis por firmar o SBT como a segunda audiência da televisão brasileira nos anos 90 - o posto hoje pertence à Record. Com o bordão "quem quer dinheiro?", Silvio, mais carismático do que nunca, fazia com que as suas "colegas de trabalho" se sujeitassem a uma série de micos para ganhar uns trocados. Isso sem falar nas famosas pegadinhas.

Troféu Imprensa
O prêmio foi criado em 1958, pelo jornalista Plácido Manaia Nunes. Desde 1971, Silvio Santos apresenta a premiação, estabelecendo ainda nos anos 70 o atual formato. Detalhe: entre 1971 e 75, o programa foi veiculado na Rede Globo - e, claro, as principais estrelas das novelas da emissora eram figuras cativas na premiação, o que não acontece hoje, já que são impossibilitados por contrato de aparecerem no SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário