domingo, 23 de maio de 2010

POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL

Como em qualquer situação complexa, há vários motivos. Mas os três principais são: impostos, impostos e mais impostos
José Fucs. Com Thiago Cid
Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Época de 22/maio/2010.

Foto: Fábio Aro/ÉPOCA. Produção: Andréia Sabino. Fontes: pesquisa ÉPOCA e Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)
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No Brasil, um Corolla XEI 2.0 automático custa 40% a mais que a média dos 13 países pesquisados por ÉPOCA. Mesmo em países emergentes, o preço é bem menor

Os principais fatos que marcaram a luta dos movimentos em defesa do corte e da simplificação dos impostos no país desde a aprovação da Constituição de 1988

O publicitário Eduardo Lopes, de 27 anos, trabalhou duro para realizar um de seus sonhos de consumo: comprar um Corolla 2.0, automático, zero-quilômetro, de R$ 75 mil. Há um mês, ele trocou seu Fiat Idea, comprado em 2008, pelo sedã da Toyota, o carro mais vendido no mundo, em uma concessionária de Goiânia, onde mora. Deu de entrada seu Idea, avaliado em R$ 32 mil, e pagou R$ 43 mil à vista. Para comprar um carro que custa 15 vezes sua renda média mensal, de R$ 5 mil, Lopes usou uma poupança de R$ 25 mil, formada durante dois anos à base de economias e alguns trabalhos extras. “Eu poderia partir para um carro popular, que é bem mais barato, mas gosto de conforto e acho que mereço”, diz.

Em comparação com o preço cobrado pelo Corolla em outros países, Lopes pagou uma pequena fortuna. De 13 países pesquisados por ÉPOCA, o Brasil é onde ele custa mais caro (leia o quadro abaixo). Nos Estados Unidos, ele é vendido por R$ 32.800 (US$ 19 mil), menos da metade do preço daqui. Na China, por R$ 37.100. No México, por R$ 37.200. Na Alemanha, por R$ 50.700. O preço médio dos 13 países é de R$ 45.800, 60% do preço nacional. A diferença, de quase R$ 30 mil, poderia ter servido para Lopes fazer uma série de outros gastos – ou poupar mais.

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