domingo, 23 de maio de 2010

OS 10 PROFISSIONAIS MAIS DESEJADOS PELAS EMPRESAS

Época – Trabalho & Vida
Os 10 profissionais mais desejados pelas empresas

E para você, o mercado de trabalho está fervendo? Se você presta atenção a estatísticas, deve estar animadíssimo: a economia cresceu quase 10% no primeiro trimestre, o triplo da média dos últimos 10 anos. Isso significa muito, muito mais contratações e negócios. Entre os contratadores brasileiros, 64% dizem ter até dificuldade para encontrar gente qualificada para as vagas abertas, tamanha a demanda por bons profissionais, segundo uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Manpower (entre 36 países pesquisados, essa dificuldade só é maior no Japão). Seria um mundo perfeito para todo trabalhador – se ouvíssemos só as estatísticas, claro.

No mundo fora das planilhas, ouvimos histórias diferentes. Profissionais de diversas áreas reclamam: os contratadores não estariam pagando o bastante pela alta qualificação que exigem e desprezariam a experiência, ao preferir profissionais jovens em detrimento daqueles que passaram dos 40. Há alguma incoerência ou paradoxo aí? A pesquisa da Manpower dá pistas a respeito.

O trabalho lista os 10 tipos de profissionais que as empresas mais precisam. São os seguintes: 1) técnicos (de produção, operações, engenharia, manutenção etc.), 2) trabalhadores manuais (eletricistas, carpinteiros etc.) e 3) operadores de produção. Aparecem na lista também 5) operários e 7) motoristas. Se você não tem formação técnica e se a sua experiência é principalmente na frente do computador, não entra nessas categorias.

No meio do caminho vêm 6) engenheiros. O Brasil ainda forma menos engenheiros que o necessário, e boa parte deles sem a qualificação adequada para grandes projetos atuais.

Ficou mais para a rabeira da lista a turma que não suja a mão de graxa, ou seja, 4) secretárias e assistentes administrativos, 8 ) contadores e profissionais de finanças, 9) profissionais de TI e 10) representantes de vendas.

Tem algum soldador desempregado aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário