terça-feira, 24 de agosto de 2010

EMB 190 QUE CAIU NA CHINA É FABRICAÇÃO BRASILEIRA ( SJC)



Xinhua/AP

Embraer-190, mesmo modelo da aeronave que caiu na China nesta terça-feira (24)



O avião Embraer-190 que caiu nesta terça-feira no nordeste da China com 90 pessoas a bordo é de fabricação brasileira, segundo agências internacionais. A empresa Embraer informou que até hoje não havia acontecido nenhum acidente com aeronaves do tipo.

A aeronave da companhia Henan Airlines caiu na Província chinesa de Heilongjiang. Equipes de emergência resgataram ao menos 47 pessoas com vida.

Fabricado em São José dos Campos (SP), o E-190 é um avião comercial a jato com capacidade de 98 a 114 passageiros e é utilizado principalmente em aviação regional e de média distância. Até junho, 290 E-190 haviam sido vendidos no mundo.

No Brasil, o modelo é utilizado pela empresa Azul. A companhia Trip também encomendou aeronaves do mesmo modelo.

Em janeiro de 2010 a FAB (Força Aérea Brasileira) comprou um E-190. Batizado de Bartolomeu de Gusmão, o avião é destinado a deslocamentos regionais da Presidência da República. Duas aeronaves desse modelo, que receberam uma pintura especial, em verde e amarelo, foram integradas ao Grupo de Transporte Especial, substituindo os Boeing 737-200, utilizados por mais de 30 anos.

O primeiro voo de um E-190 foi realizado em 16 de junho de 2002. O avião tem 36,24 metros de comprimento, 28,72 metros envergadura, 10,55 metros de altura. A velocidade máxima alcançada por ele é de 900 km/h.

O incidente mais grave registrado até esta terça-feira com aviões do tipo aconteceu em 2007, na Ilha de Santa Marta, na Colômbia. O avião, da empresa Aerorepública, com 59 pessoas a bordo, derrapou e saiu da pista, parando em uma praia, com o bico dentro do mar.

Ex-estatal, a empresa foi privatizada em 1994, após um período de deficit e endividamento. Atualmente é a terceira maior empresa de aviação do mundo e lidera mundialmente o setor de aviões comerciais de porte médio, a exemplo do E-190.

Sem um grande grupo controlador, pouco menos da metade das ações da Embraer é negociado na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), enquanto o restante está na Bolsa de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário