segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ADESTRAMENTO INTELIGENTE


Adestramento Inteligente: saiba como ensinar seu melhor amigo com carinho e respeito

Xixi fora do lugar, móveis destruídos e demonstrações de agressividade são reclamações comuns entre os donos de pets. E mesmo diante destes problemas, aparentemente sem solução, há quem ainda resista em contar com a ajuda de um adestrador, por acreditar que o adestramento pode ser penoso para o animal.

Alguns métodos de adestramentos, realmente, utilizam técnicas baseadas em punições, mas no Adestramento Inteligente, ao invés de provocar desconforto, o animal é induzido ao acerto, recebendo recompensas por suas atitudes corretas, o que faz com que o pet assimile o aprendizado mais rápido e tenha prazer em obedecer.

Com recompensas como petiscos, brinquedos e carinho, que são chamados de reforço positivo, fica muito mais fácil e divertido ensinar os animais e até mesmo prevenir e corrigir alguns distúrbios de comportamento. O que você acha que seu cão prefere: levar broncas quando faz xixi no lugar errado ou receber muito carinho, atenção e petiscos quando fizer suas necessidades no lugar correto?

Grande parte dos problemas comportamentais podem ter sua origem devido a uma falha de comunicação entre os donos e seus animais de estimação. Nestes casos, o Adestramento Inteligente pode ser uma ferramenta muito eficaz para “decifrar” o que nossos animais pensam e entender como e por que eles se comportam de determinadas maneiras, corrigindo, consequentemente, muitas atitudes indesejadas. E, diferente do que muitos imaginam, o adestramento não consiste somente em comandos e apresentações de truques.

A técnica, quando bem aplicada, ensina sim ao animal a se portar da maneira desejada, mas, principalmente, orienta seu dono como compreender o animal para assim ser compreendido. O método pode ser aplicado em cães já a partir de 50 dias de vida e não tem limite de idade. Se você tem um cachorro velhinho, ele também pode aprender. Outras espécies como gatos e aves também podem ser treinados com a ajuda do Adestramento Inteligente.

Adestrar de forma inteligente não é ordenar e esperar ser obedecido por meio de repreensões e castigos. O adestramento deve ensinar o dono a se comunicar e interagir com seu animal de estimação. Métodos com técnicas aplicadas com amor e respeito promovem não só um aprendizado mais eficiente e prazeroso, mas também uma relação mais harmoniosa entre você e seu melhor amigo.

Texto: Tarsis Ramão (adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e Edição: Alex Candido

Nenhum comentário:

Postar um comentário