segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ATENÇÃO!!! QUAL É A VELOCIDADE DA SUA INTERNET?

Qual é a velocidade da sua internet?
Yahoo! Tecnologia Seg, 23 Ago - 14h35

Por Eddy Antonini e PH Suman, especial para o Yahoo! Brasil

Quando contratamos um serviço de internet seja ele por ADSL, cabo, rádio ou 3G assinamos um contrato longo que nem sempre lemos. Este contrato, que deve seguir as regras da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), normalmente apresenta algumas regrinhas que garantem direitos e deveres tanto ao usuário quanto à prestadora. Alguns destes citamos abaixo:

A operadora se compromete a entregar pelo menos 10% da banda contratada;
O tráfego sempre é contado de forma bruta, ou seja, o tráfego completo incluindo pacotes de controle normais da Internet;
A operadora pode interromper temporariamente o serviço, desde que avise antes e dê o devido desconto proporcional ao tempo parado;
O usuário normalmente não está autorizado a usar o serviço como servidor para a internet;
Nenhum regra é estabelecida à latência.

Outro ponto que devemos levar em conta é que a velocidade de upload (envio de dados) não precisa ser a mesma da velocidade do download (recebimento de dados) e normalmente o upload tende a ser algo entre 10% a 15% do download. Em um exemplo: Com uma banda contratada de 6Mbits/s o download tem velocidade máxima de 6Mbit/s e o upload velocidade máxima de 600Kbits/s.

Devemos também lembrar que a medida padrão da velocidade é o bit por segunto (bps) e seus múltiplos o Kilobit por segundo (Kbps ou 1024 bps) e o Megabit por segundo (Mbps ou 1024 kbps), mesmo assim, os navegadores usam o byte por segundo (Bps, com o B maiúsculo) que tem a proporção de 8 bits por segundo. Exemplificando: uma banda contratada de 8Mbps terá taxa de download máxima relatada pelo navegador de 1MBps, por manter essa proporção de 1 byte equivaler a 8 bits.

No vídeo abaixo explicamos o que é a latência e ensinamos a fazer um simples teste de velocidade e como compartilhar o resultado. Durante esta semana estamos fazendo a pesquisa com você, internauta. Faça o teste como ensina o vídeo e envie seu resultado junto com a cidade em que você mora. Colheremos os resultados e comentaremos juntos com as dúvidas que vocês nos mandarem pelo comentário da página de vídeo ou por email. Nosso email é equipesanzo@yahoo.com.



no

Nenhum comentário:

Postar um comentário