segunda-feira, 26 de outubro de 2009

LULA, JESUS CRISTO E JUDAS, PETISTAS???


Lula, Cristo e Judas na campanha

qui, 22/10/09por Paulo Moreira Leite |categoria Geral| tags Lula
Em sua entrevista a Kennedy Alencar, publicada pela Folha de São Paulo, Lula fez uma declaração que pegou fogo:

“–Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão.”

A declaração não é grave pelo seu conteúdo político. Lula disse que num ambiente partidário disperso e desorganizado como a política brasileira, todo candidato a governante é obrigado a fazer alianças impuras e eticamente complicadas. Está errado? Está mentindo? Disse alguma novidade ? Não.

Mas Lula não poderia colocar Cristo numa vulgar conversa política. É uma questão religiosa, de formação cultural. Para muitos brasileiros, Cristo é o sinônimo do sagrado, do intocável, daquilo que não conhece o pecado.

Ao dizer que Cristo seria capaz de fazer uma coalização com Judas, Lula deu a entender que, em sua visão, Ele não é tão puro assim. Sem querer, terminou por rebaixá-Lo. Ocorre que Lula não perde a oportunidade para reafirmar sua fé católica.

Numa rara manifestação contra um presidente com popularidade altíssima, o governador José Serra reagiu na mesma hora e disse que a entrevista é um retrato de Lula “na forma e no conteúdo.”

Está claro que o PSDB fará o possível para ampliar essa declaração, gravá-la na memória do eleitorado. Não só.

Em nome da cúpula da Igreja, a CNBB também veio a público para condenar Lula.

Ao lembrar que Jesus não se aproximou dos fariseus, o secretário-geral Dimas Lara Barbosa criticou o presidente pelo que ele não disse — Lula, claramente, estava se referindo ao mundo político brasileiro e ao Congresso, e não aos templos da Galiléia. Não cabia a chance de corrigí-lo neste ponto. A manifestação do secretário-geral deixou claro, porém, que a entidade não queria perder uma chance de criticar o presidente.

O porta-voz da CNBB aproveitou para dizer que Cristo sabia reconhecer as pessoas por fora e por dentro e conseguia identificar os hipócritas — nesse momento, uma câmara de TV mostrou a risada de um repórter que tomava anotações nas proximidades. A cena não foi boa para Lula.

O futuro dirá o tamanho do prejuízo que Lula causou a si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário