sábado, 3 de outubro de 2009

DESDE 2000 FORAM CASSADOS 667 POLÍTICOS



POLÍTICA

Desde 2000, foram cassados 667 políticos por compra de votos

A Justiça Eleitoral já cassou 667 prefeitos, vices e vereadores em todo o País desde 2000, após a aprovação do projeto de lei popular que combate a compra de votos, até maio de 2009, conforme informação divulgada nesta segunda-feira pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Os dados foram coletados pela secretaria de Sistemas Eleitorais do TSE, atendendo a pedido do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral).

A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de março de 2009 e abrangeu 2.503 zonas eleitorais, o que corresponde a 83,74% das 2.989 zonas do País. Os números apresentados representam valores numéricos oficiais, mas são menores do que a quantidade total de medidas de cassação efetivamente aplicadas.

A partir da sanção da Lei 9.840/99, que combate a compra de votos e completa neste mês dez anos, o TSE fortaleceu o entendimento de que basta a compra de um só voto para que se dê a cassação de candidato eleito. Além disso, o pedido de voto não precisa ser expresso e muito menos verbalizado para que um político seja condenado por compra de votos.

Outro projeto de lei de iniciativa popular que pretende combater a corrupção eleitoral será entregue ao Congresso na próxima quarta-feira (29). A proposta pretende criar critérios mais rígidos para que alguém possa se candidatar, impedindo a candidatura de políticos condenados, os chamados "ficha-suja". A iniciativa é resultado da Campanha Ficha Limpa, do MCCE, que coletou mais de 1,3 milhão de assinaturas arrecadadas pela sociedade civil em todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário