sábado, 30 de maio de 2009

O TRABALHO DELE É BEBER, UÍSQUE! ( PARTE II ) ISTO É DINHEIRO




Estilo

O trabalho dele é beber
Como o inglês Jim Murray, a maior autoridade em uísques do mundo, influencia a indústria e prova mais de três tipos da bebida por dia

CAROLINA GUERRA


JAPÃO TAMBÉM FAZ UÍSQUE: o Single Coffey Malt 12 Years, da destilaria Nikka, ficou em segundo lugar como uísque do ano RARIDADE: a edição em comemoração aos 40 anos do escocês Glenfarclas 105 ficou com o título de melhor puro malte envelhecido mais de 40 anos ACESSÍVEL: o Ballantines's Finest, sob domínio do conglomerado de bebidas francês Pernod Ricard, foi eleito o melhor da categoria standard NO TOPO: o escocês Ardbeg Uigeadail, da destilaria Ardbeg, na ilha de Islay, na Escócia, foi eleito o uísque do ano de 2009

"Meu livro significa muito para a indústria"


Dinheiro - Como a "Bíblia do Uísque" é escrita?
JIM MURRAY - Tenho uma equipe de trabalho que reúne amostras de uísques de todos os lugares do mundo. Temos que registrar as bebidas, estocar, testar, para depois escrever. Esta parte leva três meses de trabalho sem folga. No resto do ano, visito destilarias e junto material. Chego a experimentar mais de mil uísques por ano.

Dinheiro - Qual o segredo para experimentar tantos uísques?
MURRAY - O segredo é cuspir a bebida. Se eu engolisse tudo o que experimento, eu provavelmente viraria um alcoólatra, talvez até um alcoólatra morto.

DINHEIRO - Como é sua rotina de trabalho?
MURRAY - Nos meses em que estou organizando o livro, evito viajar, evito sair muito e evito até me relacionar, pois não posso ficar resfriado. Também tento caminhar para exercitar o meu nariz, espirro água quente no rosto para abrir os poros, tomo café para limpar as papilas gustativas, entre outras coisas.

DINHEIRO - Isso tudo é necessário?
MURRAY - Sim, pois escrevo um livro que significa muito para a indústria e para os apreciadores de uísque. Se meu nariz não está bom, não testo nada. Se as pessoas me perguntam os motivos de eu ter dado uma nota ruim ao uísque delas, eu posso olhá-las nos olhos e dizer que não acredito no produto. É o que garante minha liberdade para trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário