sexta-feira, 29 de maio de 2009

O BRASILEIRO TAMBÉM MERECE SER TRATADO, TALVEZ, NÃO EM HOUSTON, MAS NO BRASIL, ATRAVÉS DO SUS


José Alencar - Vice Presidente

Paulo Moreira Leite - Revista Época
Houston fica longe do SUS
Sex, 29/05/09por Paulo Moreira Leite O esforço de José Alencar para defender sua vida contra um cancer que resistiu a todos os tratamentos convencionais e agora o leva a buscar uma terapia experimental em Houston motivou comentários solidários no blogue:

O leitor Renato Romanó escreveu:
” Conheci o Vice-Presidente José Alencar em 1994,quando em sua campanha para Governador de Minas.Ele é amigo de minha família,sua senhora é muito próxima de minha mãe,e é conterrâneo de meu pai. José Alencar sempre se manteve sereno, útil, correto, justo,corajoso,e valoroso. É um lutador incansável pela boa causa e pela vida. Força, José Alencar!!! O Brasil precisa de vossa excelência!!!”

Luiz Antonio de Magalhães Neto escreveu sobre este “grande brasileiro” para desejar que “a medicina e Deus lhes dê a cura para que um dia ele possa governar este pais.”

Mas, num país onde a saúde pública chega a ter ser uma tragédia no cotidiano de muitas pessoas, o tratamento de José Alencar chamou atenção para as mazelas enfrentadas pelo cidadão comum.
José Roberto escreveu:

“Com prestígio, vice-presidente, e dinheiro ele tem mais recursos para lutar. Minha solidariedade a todos que estão na fila de transplante e nos corredores do SUS!

O leitor Marcos:

“Nossa classe média deveria defender com unhas e dentes um sistema de saúde Universal. A casos em que só sendo rico como o vice José Alencar para ter um tratamento adequado.”

O leitor que se assina Mrtr lembrou pacientes que enfrentam o cancer pelo SUS e “saem de seus domicílios de madrugada se deslocam para outras cidades bem distantes por estradas cheias de buracos e ambulancias caindo aos pedaços. Esses sim são verdadeiros herois.”

Marcia escreveu: ” Admiro a sobriedade e a simpatia de nosso vice-presidente, mas me solidarizo com os milhares de brasileiros que amam a vida e dependem do SUS e que não podem ir a Houston se tratar.

O leitor Diogo lembrou que Alencar viaja num momento em que o Supremo discute uma proposta de eliminar um parágrafo da Constituição que assegura o tratamento médico “universal e igualitário” para toda a população.

“É admirável a força de vontade do vice-presidente, mas como bem se sabe, é “admirável” também o seu patrimônio. Dessa forma, sem sequer lamentar a falta que fará este dinheiro gasto (que não foi pouco) é mil vezes mais fácil encarar um câncer da magnitude que seja, sem preocupar parentes e descendentes. ”

Com uma franqueza de quem conhece a vida difícil dos humildes, o leitor refere-se aos centavos que muitas famílias precisam economizar na hora em que é preciso tratar de um doente. “Os parentes meditam nas filas do metrô e em pé nos ônibus a falta que fará aquela mísera poupança que vai ter de ser gasta para salvar um moribundo. Entendamos, por favor as circunstâncias desse alegado “egoísmo” e “conformismo”. Houston não é o SUS, minha gente!”

Referindo-se à discussão no Supremo, Diogo acrescenta que uma emenda a Constituição pode suspender “o direito dos brasileiros de requisitar ao Governo os remédios caríssimos para salvar as suas vidas. É ou não é, absurdo?”

Acho que este debate é importante. A saúde pública é responsabilidade dos governantes mas é injusto e errado cobrar de José Alencar a capacidade de assegurar a 185 milhões de brasileiros um tratamento como o seu. Alencar merece toda solidariedade. Mas a doença de um vice-presidente pode servir para o país discutir o tratamento de pacientes graves que lutam pela vida em condições muito difíceis — quando há até um movimento para cortar medicamentos que são considerados caros demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário