sábado, 23 de maio de 2009

ELES ESTÃO NO PARAISO - ISTO É DINHEIRO - PÁG.01

As maiores multinacionais do mundo veem no Brasil uma oportunidade de driblar a crise e obter aqui os lucros que que não conseguem lá fora

Por Amauri Segalla e Hugo Cilo

"O Brasil se tornou um dos poucos lugares do mundo onde empresas podem definir o tamanho que desejam ter"

As operações da empresa no Brasil tiveram o melhor resultado entre 150 países. No primeiro trimestre, as vendas cresceram 17,4% na comparação com o mesmo período de 2008. O faturamento global caiu 0,5%.





Eles estão no paraíso
As maiores multinacionais do mundo veem no Brasil uma oportunidade de driblar a crise e obter aqui os lucros que que não conseguem lá fora

Por Amauri Segalla e Hugo Cilo

Puxadas pelo Brasil, as vendas da Nestlé na América Latina cresceram 5% no primeiro trimestre. Na Europa, principal mercado da empresa, houve retração de 1,3%.

AS MAIORES EMPRESAS DO mundo sempre olharam para o Brasil com uma certa desconfiança. Turbulência política, instabilidade econômica, renda desigual, tudo isso contribuía para que elas mantivessem durante décadas um volume baixo de investimentos no País. Aquelas que arriscavam colocar seu dinheiro em território brasileiro não esperavam muito da operação regional. O Brasil tinha uma posição secundária e servia apenas como uma espécie de complemento para o portfólio global da empresa. Remessa de lucros e dividendos, que afinal é a razão de qualquer investimento direto realizado no Exterior, não era algo com o qual se podia contar. Nos últimos 10 anos, esse cenário começou a mudar. O desenvolvimento econômico do País e o advento de uma nova massa de consumidores - que subiu de patamar graças ao aumento médio da renda da nação -, finalmente levaram as multinacionais a ganharem uma boa soma de dinheiro por aqui. Mas o País ainda tinha mais a oferecer. Desde que a crise financeira global derrubou as maiores economias do mundo, o que se deu a partir de setembro do ano passado, as multinacionais nunca lucraram tanto no Brasil. Se na Europa, nos Estados Unidos e até na Ásia o cenário é desolador, de crescimento pífio ou prejuízo, as maiores empresas do mundo descobriram no Brasil um jeito de driblar a crise e retirar da operação brasileira os lucros que não conseguem em nenhum outro lugar.

"O País é uma surpresa para o mundo. Os mercados europeu e americano estão saturados"

NICOLAS FISCHER
Presidente da Nivea no Brasil

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