sexta-feira, 5 de novembro de 2010

BLOG DA DILMA - “NORDESTINOS NÃO SÃO BESTAS COMO OS PAULISTAS”





Uma canalhice está em curso: associar afirmações infelizes, estúpidas, de uma moça no Twitter ao fato de ela ser paulista e ter declarado voto na oposição. A rede suja na Internet faz a festa. Como se pode notar, os carniceiros não se contentam com a vitória. É preciso depois fazer uma variante da limpeza étnica. Entre no Google, leitor, para ver quantas são as ofensas aos paulistas — não caracterizariam, também elas, uma variante de “racismo”, a exemplo, então, do ataque ao Nordeste?

Num desses blogs asquerosos, que apareceram na procura, o rapaz se mostra muito indignado com as declarações da tal moça e as associa, o que é criminoso, ao candidato da oposição. Um de seus comentadores não tem dúvida: “paulistas são idiotas”; para outro, “morrem todos de câncer” por causa de seus maus costumes… Evidentemente, isso não ganhará notoriedade por dois motivos: a) porque não existe, na chamada “oposição” ,uma máquina de propaganda destinada a transformar o “vitimismo” em categoria política; b) porque não ocorrerá ao presidente da OAB local propor uma ação para combater o “racismo” contra os paulistas.

Será o regionalismo cretino, com pretensões políticas, característica de um dos lados? E o que dizer desta página? Ela deixa alguém orgulhoso?

blog-dilma-bestasEsse blog nunca foi admitido como parte da rede oficial pró-Dilma, mas existe desde que Lula deixou claro que ela seria a candidata. Tinha até uma janela destinada à arrecadação de recursos. Não contasse, no mínimo, com o assentimento da campanha, teria saído do ar.

O preconceito regional foi, sim, objeto de manipulação política na campanha eleitoral, mas a oposição não teve nada com isso. Facções do governismo, especialmente os blogueiros a soldo, é que tentaram associar a campanha da oposição a propostas que prejudicariam o Nordeste. Na fase da disputa interna entre José Serra e Aécio Neves, paulistas foram tratados como inimigos dos mineiros.

Não há nada mais atrasado, estúpido, ridículo mesmo, do que esse confronto entre regiões ou estados. São detestáveis os que secretam generalizações e preconceitos. E não menos detestáveis são os gigolôs que se oferecem, na Internet, para “proteger os ofendidos”, transformando uma manifestação individual, irresponsável, num grave delito coletivo ou partidário para que possam, então, se oferecer como salvadores de uma coletividade.

Curiosamente, os que reagem, em “nome dos nordestinos” às declarações idiotas feitas por um indivíduo acreditam, no fundo, que se trata de um “preconceito dos paulistas”. Seria o caso de perguntar: “Onde estão mesmo os preconceituosos”? Ainda volto ao tema.
Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário