domingo, 18 de julho de 2010

O QUE EU CONQUISTEI


O que eu Conquistei / lazer
“O prazer de pedalar junto com minha família”
A atração do empresário Marcos Jorqueira pelo ciclismo vem da adolescência, quando ganhou sua primeira bicicleta. Desde então, nunca mais se separou de sua magrela. Hoje, ele pedala 160 km por semana, boa parte deles ao lado da mulher, Andreia, e do pequeno Igor
Por Katia Simões
Marcos Camargo
Revista PEGN-Globo


Pedaladas saudáveis: ao lado da mulher, Andreia, e do filho, Igor, o empresário Marcos Jorqueira estreita o contato com a natureza

Aos 39 anos, o administrador Marcos Jorqueira, sócio da gráfica Flor de Acácia, de Osasco (SP), só se sente realmente feliz quando começa a pedalar. “Nada me tira do sério quando subo na bicicleta”, diz. São cerca de 160 quilômetros percorridos por semana, boa parte deles ao lado da mulher, Andreia, e do filho, Igor, de 5 anos — o pequeno vai de carona no trailer acoplado à bicicleta do pai. “Em 2008, passamos 30 dias na Patagônia chilena. Foi uma experiência única”, conta. Por aqui, as pedaladas são sagradas às quartas-feiras, quando a família se une à turma do Sampa Bikers para passeios noturnos pela capital paulista. “É o único dia em que faço questão de encerrar o expediente às 18h, para não perder o treino”, diz. Conciliar trabalho e esporte nunca foi um problema para Jorqueira. “Costumo dizer que sou 100% empresário, mas só no horário comercial. Não abro mão do lazer, especialmente nos fins de semana, quando aproveito para pedalar muito.”

Ao lado dos irmãos, ele comanda a gráfica da família, aberta há 35 anos, com faturamento estimado de R$ 10 milhões para 2010. Sua preocupação com qualidade de vida se reflete na filosofia da empresa. “Só trabalhamos com papéis oriundos de florestas sustentáveis e tratamos todos os resíduos químicos”, diz. Enquanto traça os pilares de sustentabilidade para a Flor de Acácia, Jorqueira não descuida de suas cinco bicicletas. Uma fica fixa no rolo, para pedalar nos dias de chuva; outra é própria para a prática de mountain bike; a terceira é uma versão italiana para asfalto e as demais para competição em terrenos acidentados. “Sempre há espaço para mais uma”, diz.

O QUE FALTA CONQUISTAR

Preocupado com o meio ambiente, Jorqueira quer que o trabalho de preservação da Flor de Acácia se transforme em uma referência para o setor. Ele também sonha em passar 30 dias pedalando entre os Alpes franceses e italianos. “É uma região maravilhosa. Tenho certeza de que será uma fonte de endorfinas e alegrias.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário