quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SARNEY - O VÍRUS QUE ATACA A POLÍTICA NACIONAL(II)


\\ Contra o Vento : Arquivo : 2009 (Ordem inversa)
Esta é a lista de todas as contribuições encontradas nesta seção, em ordem cronológica.


OS ÚLTIMOS SUSPIROS DE UM MORIBUNDO
Por Acir (em 3/8/2009 @ 17:11:19, em 2009, lido 9 vezes)


[ www.sponholz.arq.br/ ]

Fernando Sarney tentou silenciar ''Estado'' em 2008 *
De Leandro Colon:

A estratégia de Fernando Sarney de tentar impedir o Estado de publicar informações sobre investigações a seu respeito começou em 2008, revelam documentos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Daquela vez, porém, não deu certo. Os documentos mostram ainda que Fernando, filho do senador José Sarney (PMDB-AP), também tentou impedir procuradores da República de fornecer informações.

Sem alarde, os advogados de Fernando entraram no ano passado com uma ação no conselho, pedindo três coisas. A primeira era a convocação de um repórter do jornal, para que revelasse suas fontes de informação. A segunda, a proibição de acesso a detalhes da investigação pelo Estado. E a terceira, o impedimento aos procuradores da República de concederem entrevistas.

O filho do presidente do Senado contestou o vazamento de informações do inquérito sobre a Operação Boi Barrica que, assegurou, teriam fundamentado a reportagem assinada pelo repórter Ricardo Brandt, em 16 de janeiro do ano passado. A reportagem informava que Fernando corria o risco de ser indiciado - o que acabou se confirmando no mês passado, como apontou outro repórter do Estado, Rodrigo Rangel. O filho do presidente do Senado foi indiciado por lavagem de dinheiro, tráfico de influência e formação de quadrilha.

A ação de Fernando no CNMP foi recusada e arquivada na sessão de 22 de setembro, por unanimidade. Os motivos alegados estão no voto do então relator do recurso, promotor Diaulas Ribeiro. Ele repudiou qualquer tentativa de obrigar o jornalista a revelar a fonte da informação. Para o promotor, tratava-se de "um atentado à Constituição Federal".

(*) O Estado de São Paulo .



Arquivo Permanente Comentários (0) Arquivo Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário