quarta-feira, 6 de outubro de 2010

IMBRA - PICARETAGEM ANUNCIADA E AS AUTORIDADES NÃO TOMARAM PROVIDÊNCIAS ALGUMA!!!



Imbra decreta falência e deixa milhares sem atendimento
A empresa de tratamentos odontológicos estava quase um mês com suas 26 clínicas fechadas por falta de pagamento dos funcionários
Diversas unidades da Imbra ficaram fechadas

Empresa alega não ter recebido segunda parcela de empréstimo (Almeida Rocha/Folhapress)

A empresa de tratamentos odontológicos Imbra – vendida em junho deste ano pelo fundo de private equity GP Investimentos ao grupo Arbeit – entrou nesta quarta-feira com um pedido de autofalência na 2ª Vara de Recuperação Judicial e Falência do Fórum Central Cível João Mendes Junior, na capital paulista.

A oficialização da ‘quebra’ dá-se quase um mês após a paralisação das 26 clínicas da empresa espalhadas por todo o Brasil e prejudica milhares de clientes que, em geral, pagavam os tratamentos com o auxílio de financiamentos concedidos por bancos parceiros da rede. A Imbra – que tinha mais de 3 mil colaboradores e realizava 4 mil implantes dentários por mês – foi um dos poucos fracassos do GP Investimentos, que, mesmo comandando a gestão da empresa, não conseguiu livrá-la do histórico de maus resultados – e tampouco conseguiu recuperar o investimento feito (cerca de 180 milhões de reais).

O site de VEJA teve acesso em 17 de setembro a um comunicado interno distribuído um reduzido grupo de funcionários. Por meio da nota, os diretores afirmavam que o transtorno era devido ao atraso no recebimento da segunda parcela de um aporte. O montante fazia parte de um empréstimo de 40 milhões de reais que o GP havia se comprometido a conceder ao Arbeit. A disponibilização dos recursos, segundo o documento, constava do contrato de venda da Imbra, celebrado em junho deste ano. O dinheiro tinha destino certo: saldar as dívidas da empresa, estimadas na época em 50 milhões de reais.

A primeira parcela, de 20 milhões de reais, foi paga pela GP tão logo se concretizou a transferência do controle da empresa à Arbeit. A operação deveria ter sido concluída entre 28 e 30 de agosto, com novo aporte de 20 milhões de reais, mas houve atraso – o que explicaria as dificuldades da empresa. O jornal Valor Econômico desta quarta-feira veiculou a informação de que a tal segunda parcela nunca foi depositada, o que fez com que os diretores se decidissem pela falência.

A Imbra foi vendida para o grupo Arbeit pelo simbólico valor de 1,80 real. Oscar Muller, dono do Arbeit, é conhecido por comprar empresas em apuros e pagar pechinchas por elas. São suas a Sucos Milani e a Cargos Bis. A estratégia do empresário para fazer a Imbra dar lucro era transformar seu modelo de unidades próprias (atualmente 26) em franquias.





IMBRA - IMPLANTE DENTÁRIO É UM GOLPE

Dr. Alexandre Karam Especializando em Periodontia CRO-BA 5886


Tenho vergonha de ter trabalhado na IMBRA - Empresa Odontológica.
Trabalhei na IMBRA por 45 dias durante o perído de experiência e tive a oportunidade de ver absurdos que são ensinados na odontologia como anti-ético e total falta de respeito com o paciente e o profissional dentista.
A IMBRA funciona assim: dentistas recém-formadas são treinados para convencer os pacientes a aceitarem o tratamento. Eles dizem que são especialistas em diagnóstico (essa especialidade nem existe)!!!
Eles fazem o diagnóstico e plano de tratamento e convencem os pacientes a assinarem um 'pré-contrato' (já amarraram os pacientes !!!). À partir daí, o paciente é obrigado a pagar o tratamento, porque receberá os boletos emitidos pelo banco, pois assinaram o contrato.
Após muitos dias (às vezes mais de 1 mês), o paciente é chamado para ser atendido e eles dizem que a demora é normal.
Logo no início, atendi alguns pacientes os quais o plano de tratamento envolvia a extração de dentes hígidos ou com pequenas restaurações. Como exemplo, alguns pacientes que não tinham o primeiro molar inferior e o segundo molar inferior estava inclinado para mesial (situação comum na maioria dos pacientes !!!).
O planejamento envolvia a extração do segundo molar para a instalação de dois implantes (na posição do dente que faltava e no dente que seria extraído). Durante o exame clínico para descobrir qual o motivo da extração, relatei ao paciente que para a instalação do implante e da prótese sobre implante não havia a necessidade de extrair o segundo molar que estava inclinado, porque não havia cárie nem mobilidade e uma reanatomização da coroa seria suficiente. Com toda a razão, os pacientes reclamaram para o gerente da IMBRA para tentar reaver o dinheiro que foi pago pela extração e pelo implante adicional. Delicadamente, o gerente me chamou fora do consultório e disse que o paciente assinou um contrato e a IMBRA não devolve dinheiro!!! Disse também que eu não podia dizer que o plano de tratamento estava errado e não podia dizer ao paciente que um dente hígido não era para ser extraído. A justificativa absurda: A IMBRA TRABALHA COM EUTANÁSIA DENTAL!!! O gerente da IMBRA me falou que se eles acham que um dente não estará bom daqui uns 5 anos, eles já extraem logo e colocam implante!!!!

Muito comum também são os pacientes pagarem por enxerto ósseo e não precisarem disso. Durante a cirurgia de implante, o cirurgião instalava os implantes e dizia que tinha sido feito o enxerto também. MENTIRA!!! E os pacientes pagaram R$ 4.750,00 a mais pelo enxerto ósseo do banco de ossos!!!

Outro fato importante que observei foi que os profissionais que
trabalhavam comigo não tinham experiência no que faziam. Eu fazia prótese e acompanhei o cirurgião em uma carga imediata para a instalação de cinco implantes na mandíbula. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O CIRURGIÃO FEZ IMPLANTES NA VIDA!!! Ele demorou 5 horas para a instalação de 5 implantes em uma mandíbula que tinha osso à vontade!!! E ainda instalou os implantes na posição errada.

A empresa ainda tem a cara-de-pau de fazer a propaganda que oferece tratamento de qualidade. O material utilizado é o pior que tem no mercado odontológico.
Os técnicos de laboratório ainda estão aprendendo a fazer prótese !!!
A IMBRA é uma vergonha para a odontologia e ela acaba com a credibilidade da nossa profissão.

Ao oferecer tratamento odontológico na propaganda enganosa divulgada pela televisão, os pacientes procuram o tratamento e encontram o caos da odontologia. Consequentemente, os dentistas competentes que atuam em consultório particular são prejudicados, porque os amigos dos pacientes que foram mutilados pela IMBRA não acreditam que o tratamento com implantes dê certo. No meio odontológico, a IMBRA é uma empresa que está conhecida por ter funcionários incompetentes e de baixo nível, a maioria recém-formados.

No Rio de Janeiro, a IMBRA tem 382 processos contra ela e quem responde são os profissionais. Os pacientes estão processando a IMBRA por danos físicos e morais e já estão ganhando na justiça!!!

O dentista que sabe trabalhar bem, não aceita trabalhar na IMBRA no horário de 7:00 da manhã até as 13hs e das 13hs até as 22hs, todos os dias, ganhando um salário ridículo enquanto enriquece o nosso maior concorrente. O pior de tudo é que quem responde os processos é o dentista!!! É melhor vender banana na esquina ou mudar de profissão!!!

Caros colegas dentistas, nós que amamos nossa profissão e prezamos por uma Odontologia de qualidade, temos que dizer NÃO À IMBRA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário