sábado, 2 de outubro de 2010

DRINKS CLÁSSICOS



OFERECIMENTO BLOG DO ARVÃO



9 Receitas de drinks classicos

Os escritores americanos Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald e o filósofo francês Jean-Paul Sartre tinham em comum, além do imenso talento literário, uma mesma paixão: adoravam passar horas em mesas de bar apreciando alquimias alcoólicas. Hemingway chegou a cunhar um quase poema a respeito de seus coquetéis prediletos: “My Mojito in La Bodeguita/ My Daiquiri in El Floridita”, saudando também os dois bares mais famosos de Cuba. Fitzgerald e Sartre foram clientes assíduos, em Paris, do Harry’s New York Bar, fundado em 1923 pelo escocês Harry MacElhone. Nasceu nesse cenário coquetéis como o BloodyMary.
Para você entender por que essas poções emocionavam os escritores (e se empolgar como eles) selecionamos nove coquetéis clássicos:

BloodMary

Ingredientes

1 dose de vodca

3 doses de suco de tomate

1 lance de suco de limão

sal e pimenta-do-reino

Tabasco e molho inglês

Modo de fazer

Coloque a vodca e os sucos em um copo grande, com quatro pedras de gelo. Mexa bem e tempere a gosto. Sirva em um copo baixo, de boca larga, hamado old-fashioned, com suas pedras de gelo.

Bullshot

Ingredientes

1 dose de vodca

3 doses de consomê de carne frio (existem marcas americanas já prontas, porém não se recomenda o uso de tabletes)1 lance de suco de limão

2 gotas de molho inglês

1 gota de Tabasco

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Em um copo misturador, coloque quatro pedras de gelo, acrescente os ingredientes e mexa bem. Sirva com duas pedras de gelo. Utilize um talo de salsão para enfeitar e servir de mexedor, que pode ser comido enquanto se bebe o drinque.

Negroni

Ingredientes

1 dose de gim

1 dose de Campari

1 dose de vermute tinto

1 tira de casca de limão

Modo de fazer

Em um copo baixo, conhecido como old-fashioned, coloque quatro pedras de gelo. Adicione as bebidas e mexa bem. Decore com a casca de limão.

Te quila Sunrise

Ingredientes

2 doses de te quila

4 doses de suco de laranja

gotas de grenadine

Modo de fazer

Em um copo longo, com pedras de gelo, misture a te quila e o suco de laranja. Acrescente o grenadine, sem mexer. Decore com uma fatia de laranja e com uma cereja.

Dry Mar tini

O copo Escolha uma taça de haste fina e bordas delicadas e deixe-a no congelador por alguns minutos.

O gelo

O coquetel deve ser preparado num copo misturador, o chamado mixing glass. Ponha entre quatro e seis pedras de gelo inteiras. Gele bem o copo e escorra o excesso de água.

O gim

Despeje sobre o gelo uma dose generosa de gim – inglês, é claro -, que você pode escolher entre o Gordon’s, o Tanqueray, o Beefeater ou o Bombay, todos na lista dos melhores.

O vermute

Pingue sobre o gim cinco gotas de vermute, de preferência o clássico francês Noilly Pratt.

A mistura

Com uma colher longa – a de bar se chama bailarina -, dê algumas mexidas rápidas e vigorosas. Lembre-se: o drinque é apenas mexido, nunca batido.

Ao servir

Tire a taça do congelador e, usando um coador de bar, despeje o drinque na taça.

O Dry Mar tini é sempre servido sem o gelo.

O limão

Corte uma fina casca de limão, retirando com cuidado a polpa branca. Em seguida, torça a casquinha de modo que o sumo do limão caia sobre a mistura. Passe a casca em toda a borda da taça e jogue-a fora. Espete uma azeitona verde com um palito e coloque no drinque.

Caipirinha

Ingredientes

1 limão pequeno de casc

fina (taiti ou galego são os melhores)

2 colheres (chá) de açúcar

1 dose de cachaça

Modo de fazer

Retire as pontas e corte o limão em rodelas bem finas. Coloque o limão e o açúcar em um copo pequeno e, com um socador de madeira, pressione apenas o centro da fruta, sem forçar a casca. Isso evita a liberação de muito ácido cítrico, contido no sumo da casca, que pode deixar o drinque amargo. Acrescente a cachaça, misture e complete com muito gelo.

Manhattan

Ingredientes

2 doses de rye whis key (na sua falta use uísque americano ou canadense)

1 dose de vermute tinto

2 gotas de Angostura

1 cereja

Modo de fazer

Em um copo misturador, ponha de cinco a seis cubos de gelo e todos os ingredientes, exceto a cereja. Mexa rapidamente com uma colher longa e coe a mistura sobre uma taça de coquetel. Decore com a cereja, que deve ficar no fundo da taça. Não coma a cereja antes de terminar de beber, porque vai adoçar sua boca e alterar seu paladar.

Mojito

Ingredientes

1 dose de rumbranco

1 lance de suco de limão

1 colher (chá) de açúcar

clubsoda

4 folhas de hortelã frescas

Modo de fazer

Em um copo longo, coloque as folhas de hortelã, o açúcar e, com um socador, pressione levemente. Acrescente o rumbranco, o suco de limão, muito gelo picado e mexa bem. Complete com clubsoda e decore com um ramo de hortelã.

Daiquiri

Ingredientes

2 doses de rumbranco

1 dose de suco de limão

1 colher (chá) de açúcar

1 lance de grenadine

Modo de fazer

Coloque quatro cubos de gelo numa coqueteleira, adicione o rum, o suco de limão e o açúcar e agite bem. Sirva em um copo de coquetel, derramando um lance de grenadine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário