segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ALUGO - CASA NO VISTA VERDE - S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA

EXCELENTE CASA PARA LOCAÇÃO, NO BAIRRO VISTA VERDE, COM 03 DORMS E DEMAIS DEPENDÊNCIAS E COM EDÍCULA COMPLETA. CASA MUITO BEM CONSTRUÍDA E COM GARAGEM PARA ATÉ 04 CARROS, NA PARTE VELHA DO BAIRRO.
VALOR DO ALUGUEL:- R$ 1.500,00
OBS:- ESTARÁ VAGA EM JANEIRO DE 2010
EXIGE-SE FIADOR IDÔNEO E COM IMÓVEL EM S. JOSÉ DOS CAMPOS OU SEGURO FIANÇA
ALUGA-SE TAMBÉM PARA EMPRESAS ( VALOR DO ALUGUEL À COMBINAR)
TRATAR COM ALVARO:- 3018-7512/9747-0251
E.MAIL:- oravlasevenconsultoriacomercial@yahoo.com.br

VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!!!



COMENTÁRIO:-

ESTE É O PAÍS QUE NÃO QUEREMOS PARA OS NOSSOS FILHOS, COMANDADOS POR UMA CORJA DE " POLÍTICOS" DA PIOR ESPÉCIE E ALGUNS, ACOBERTADOS, QUE TEM A AUDÁCIA, A CARA DE PAU, DE ALEGAREM QUE AS PROPINAS ERAM OU FORAM DESTINADAS ÀS OBRAS SOCIAIS.
VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, MUITA VERGONHA... MAS AS COISAS IRÃO MUDAR E PARA MELHOR.

ARVÃO

domingo, 29 de novembro de 2009

OS ROLOS DO BARBOSA - EX-ASSESSOR DO GOVERNADOR DO DF


O EX- GOVERNADOR RORIZ E DURVAL BARBOSA

PERFIL - DURVAL BARBOSA »
O homem que fazia grampos ilegais

Delegado aposentado, ex-secretário pressionava deputados e integrantes do Executivo com escutas telefônicas clandestinas


Ana Maria Campos

Lilian Tahan

Publicação: 28/11/2009 08:20

Durval Barbosa, o personagem principal da Operação Caixa de Pandora, sempre foi conhecido como um homem-bomba, de temperamento explosivo e com personalidade para cometer loucuras. Delegado aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal, ele ganhou notoriedade no meio político como presidente da Codeplan no governo anterior. Na administração de Joaquim Roriz, Durval comandava todo o funcionamento do sistema de informática com contratos feitos sem licitação por meio do Instituto Candango de Solidariedade (ICS). Por causa desse vínculo, considerado criminoso pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Durval responde a 12 ações penais, cinco de responsabilidade civil, duas ações populares, seis de improbidade administrativa e 12 civis públicas.


Barbosa (D) atuou como presidente da Codeplan no governo Roriz: condenação por improbidade
Durval foi, inclusive, condenado por improbidade administrativa. Na semana passada, o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, enviou ao Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal duas denúncias contra Durval e Roriz, por supostos crimes eleitorais da campanha eleitoral de 2002. O ex-governador acabou absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas os processos na Justiça Comum permanecem. Num dos casos, a acusação é de compra de urnas eletrônicas falsas para orientar o eleitor a votar em Roriz. Os equipamentos, de acordo com a ação penal do Ministério Público, foram comprados pela empresa Linknet, que mantinha contrato com o governo. A firma de informática está envolvida na nova operação da Polícia Federal, deflagrada ontem.

Acostumado com investigações policiais, Durval sempre foi apontado no meio político como autor de escutas telefônicas e de gravações ambientais, sem autorização judicial, que supostamente fazia de interlocutores e guardava para ter nas mãos candidatos a quem ajudava em campanhas eleitorais. Com essas fitas que mantinha em local seguro, ele pressionava deputados e integrantes do Poder Executivo. Durval chegou a ser indiciado pelo relator da CPI das Escutas Ilegais, da Câmara dos Deputados, Nelson Pelegrino (PT-BA), por suposta participação na montagem de um aparato de escutas clandestinas no telefone da casa da procuradora do Ministério Público de Contas Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, que investigou os contratos do ICS. Dois policiais civis foram presos e denunciados pela operação ilegal.

Informática
O nome de Durval, no entanto, foi excluído do relatório final aprovado pela CPI, graças à interferência política do deputado federal Laerte Bessa (PSC-DF), ex-diretor-geral da Polícia Civil
Saiba mais...
Líder do DEM diz que partido mantém confiança em governador do DF
OAB/DF vai analisar inquérito que implica participação de Arruda em suposto esquema de pagamento de propina
Confira nota divulgada pela PF sobre Operação Pandora
Arruda exonera Durval Barbosa e afasta outros quatro auxiliares diretos
Confira nota divulgada pelo MPF sobre a Operação Pandora
PF investiga suposta distribuição de recursos ilegais à base aliada do GDF
Nota do STJ aponta investigação sobre desvio de dinheiro para a base aliada do GDF
Secretário de Educação divulga nota oficial sobre Operação Caixa de Pandora
PF fez busca no gabinete anexo à residência oficial do governador
PF cumpre mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa a mando do STJ do DF, sob o argumento de que nunca houve qualquer prova que ligasse o ex-presidente da Codeplan às escutas. Durval também nem sequer chegou a ser ouvido pelos membros da CPI. No atual governo, ele foi afastado do controle do setor de informática, mas exerceu cargo de secretário de Relações Institucionais até ontem, quando foi exonerado. Ao deixar a vaga no primeiro escalão do governo, Durval perde também o foro especial no Tribunal de Justiça do DF. Todos os processos protocolados no Conselho Especial serão remetidos agora para um juiz de primeiro grau, onde poderão tramitar com mais agilidade.

Na operação Megabyte, organizada pelo Ministério Público do Distrito Federal, a loja da então mulher de Durval, a Dot Paper, foi apontada como meio de lavagem de dinheiro arrecadado em empresas de informática. A Polícia Federal chegou a fazer operação de busca e apreensão na casa de Durval, uma ponta de picolé na QL 10 do Lago Sul. Desde então, as investigações se aprofundaram e as evidências contra o ex-presidente da Codeplan aumentaram. Ele decidiu prestar um depoimento ao Núcleo de Combate a Organizações Criminosas (NCOC), em 16 de setembro de 2009, para denunciar integrantes do governo anterior. De acordo com pessoas próximas a Durval, ele sempre considerou o governador José Roberto Arruda (DEM) responsável indiretamente pela crise em sua vida.

Em alguns momentos, principalmente quando a Operação Megabyte foi deflagrada em junho de 2008, Durval reagiu e ameaçou destruir o atual governo. O problema foi parcialmente debelado com a intermediação de integrantes do Executivo que mantêm boas relações com Durval. Nos últimos tempos, no entanto, Durval andava deprimido. Ele se separou e começou a dizer que não tinha mais nada a perder. Acertou uma delação premiada com a Polícia Federal e conseguiu entrar no Programa de Proteção à Testemunha do Ministério da Justiça. Passou a gravar(1), com escutas instaladas em sua roupa, várias conversas com integrantes do atual governo. Ontem, ninguém sabia o paradeiro de Durval.

1 - Situação de risco
O programa de proteção a testemunhas, em síntese, tem como potenciais beneficiários as pessoas que se encontram em situação de risco decorrente da colaboração prestada a procedimento criminal em que figuram como vítima ou testemunha, que estejam no gozo de sua liberdade e cuja personalidade e conduta sejam compatíveis com as restrições de comportamento exigidas pelo programa, ao qual desejam voluntariamente aderir.



Os rolos de Durval


Por causa do foro especial no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, as ações penais protocoladas pelo Ministério Público do DF contra Durval Barbosa demoram a caminhar. Nas denúncias, ele é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha e fraude em licitação. Apenas uma ação até agora foi aberta porque todos os processos penais dependiam até agora de autorização de maioria dos desembargadores. Há dois meses, o TJ aprovou em plenário do Conselho Especial a instauração de processo penal.

Durval é alvo ainda de outras 11 ações criminais, ao lado de ex-diretores da Codeplan e donos de empresas de informática que mantinham contrato com o Governo do Distrito Federal, como a Patamar, Sapiens, Adler e Linknet. Durante a campanha eleitoral de 2002, essas empresas foram acusadas de participar de um suposto esquema de arrecadação irregular de dinheiro para favorecer a candidatura à reeleição do então governador Joaquim Roriz que teria supostamente sido conduzido por Durval. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou falta de provas de crime eleitoral contra Roriz em duas representações que tramitam na corte, de iniciativa do então candidato petista Geraldo Magela e do Ministério Público Eleitoral.

Num dos processos, Durval é apontado como responsável pela compra ilegal de urnas eletrônicas para simular eleições e ajudar o eleitor a votar em Roriz. Os equipamentos teriam sido comprados por empresas de informática. O Ministério Público acredita ter rastreado o caminho do dinheiro, desde os cofres públicos até a iniciativa privada.



PF fez operação em 2008


Em junho de 2008, a Polícia Federal deflagrou a Operação Megabyte para cumprir mandados de busca e apreensão em sete endereços no Distrito Federal e outros dois em Aparecida de Goiás, município vizinho de Goiânia. Entre os alvos da ação estava a casa de Durval Barbosa, no Lago Sul, além de empresas de informática. A investigação envolvia suposto esquema de arrecadação de dinheiro proveniente do desvio de recursos de contratos firmados com o Executivo.

Durante a operação, vários computadores e documentos foram apreendidos e analisados pelos investigadores. Desde 2004, o Ministério Público do Distrito Federal tem investigado com lupa todos os contratos de informática iniciados no governo anterior. A avaliação dos investigadores é de que foi aplicado o montante de R$ 1,2 bilhão em contratos considerados irregulares. Para justificar os contratos sem licitação com empresas de informática, o governo anterior justificava que o Instituto Candango de Solidariedade (ICS) era uma organização social, submetida à legislação específica que permitia a contratação direta. Esse argumento foi derrubado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e pelo Tribunal de Justiça do DF.

No início do ano, Durval foi condenado pelo Tribunal de Justiça por improbidade administrativa. Na sentença, a 1ª Vara de Fazenda Pública condena Durval a ressarcir o erário em

R$ 224,4 mil, em valores atualizados desde 2002. Na mesma decisão, o juiz ordena a cassação dos direitos políticos do secretário por seis anos. Em 2008, ele já havia sido condenado também a ressarcir os cofres públicos em R$ 2,6 milhões também por supostas irregularidades nos contratos firmados sem licitação com empresas de informática.

NOOOSSA!!! ÊLE PARECIA TÃO " HONESTO"... GOVERNADOR DO DF PEGO COM A MÃO NAS CÉDULAS


Vídeo mostra Arruda com R$ 50 mil
Em fita entregue pela procuradoria, governador do DF aparece com maços de dinheiro, em notas de R$ 100

Vannildo Mendes, de O Estado de S.Paulo

Governador recebe pacote de cédulas das mãos de Barbosa

BRASÍLIA - A subprocuradora da República Raquel Dodge anexou ao pedido de abertura de inquérito da Operação Caixa de Pandora, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma coleção de vídeos que, de acordo com a investigação, revelam em detalhes como funcionava a máquina de arrecadação e distribuição de propina no governo do Distrito Federal. O primeiro dos 30 vídeos expõe o governador José Roberto Arruda (DEM) como suposto “chefe da quadrilha”, atuando desde o tempo em que era deputado federal, de 2003 a 2006, e depois eleito para o comando do DF.


Veja também:

OAB estuda pedido de impeachment

Escuta flagra Arruda orientando distribuição de propina

Leia o inquérito da Operação Caixa e Pandora

Arruda exonera Durval Barbosa e afasta investigados

Oposição no DF analisa pedir o impeachment de Arruda

Segundo apuração da Polícia Federal, Arruda se beneficiava diretamente da cobrança de propinas em cumplicidade com o governo anterior, de Joaquim Roriz (2003-2006), que lhe teria dado carta branca para operar com o cabeça do esquema, o então presidente da Companhia de Desenvolvimento do Planalto (Codeplan) Durval Barbosa. Depois de ser caixa de campanha de Arruda, Barbosa assumiu a Secretaria de Relações Institucionais do governo eleito em 2006.


Na primeira fita entregue pela procuradoria, Arruda aparece recebendo R$ 50 mil, em notas de R$ 100, das mãos de Barbosa. O dinheiro, conforme apurou a PF, seria para pagamento de despesas pessoais do governador. A investigação indica que a fonte do dinheiro foi a empresária Cristina Bonner, do grupo TBA, que o teria repassado a título de “pedágio” regular pelos contratos supostamente direcionados por Arruda para a empresa com o então governo Roriz.


“Você podia me dar uma cesta, um negócio aqui...”, pede Arruda, alegando que precisa guardar os maços de dinheiro. Enquanto Barbosa se levanta para buscar um pacote para guardar o dinheiro, Arruda emenda: “Eu tô achando que você podia passar lá em casa, porque descer com isso aqui é ruim.” Barbosa faz sinal de discordância e diz apenas: “Humm? Por quê? Não tem... (trecho inaudível)”


Marcelo Carvalho, um diretor do Grupo Paulo Octávio, a maior construtora e incorporadora imobiliária de Brasília, é quem aparece nesses vídeos, recebendo de Barbosa a cota de 30% que caberia ao vice-governador Paulo Octávio (DEM) na partilha. Apontado como um dos operadores, caberia a Carvalho distribuir valores arrecadados para pagar a deputados distritais da base aliada para aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF.


ENTREGA


Outros vídeos mostram Durval, a mando de Arruda, providenciando a entrega de um suposto mensalão aos deputados Leonardo Prudente (DEM), presidente da Câmara Legislativa (R$ 50 mil), Eurides Brito (PMDB), Junior Brunelli (PSC), Odilon Aires (PMDB) e Benício Tavares (PMDB), além do chefe de gabinete do governador, Fábio Simão, todos com R$ 30 mil. Um vídeo é dedicado ao menos aquinhoado, o jornalista Omézio Pontes, que fica com R$ 10 mil mensais.


As 30 fitas foram entregues no primeiro depoimento, prestado por Barbosa em 17 de setembro de 2009, quando ele aceitou a oferta de se tornar réu colaborador em troca de benefícios pelos mais de 20 processos a que responde na Justiça. A petição da procuradora cita Arruda como um dos principais beneficiários da “organização criminosa”, acusada de “peculato, corrupção (ativa e passiva), fraude em licitação, crime eleitoral e crimes tributários”.
O grupo, conforme o Ministério Público, tinha vínculo estável e duradouro, com atuação desde pelo menos 2002, “e ainda em atividade”.


Seus membros são acusados de praticar fraude em licitações públicas do DF e superfaturamento de preços, para extrair daí propinas destinadas a gastos pessoais, enriquecimento ilícito, financiamento de campanhas e aliciamento de parlamentares na Câmara Legislativa.


Num dos vídeos, a empresária Cristina Bonner acerta com Barbosa a assinatura de um contrato emergencial milionário (sem licitação) com a Codeplan, pelo qual Arruda a compensaria pela doação de R$ 1 milhão que ela fizera à sua campanha de governador, por meio de caixa 2. Em outro, o dono da empresa de informática Linknet, Gilberto Lucena, conta a Barbosa como distribuiu parte do dinheiro recebido pelo artifício chamado “reconhecimento da dívida”. Consiste em prestar serviço sem cobertura e depois cobrar a conta do governo, paga a custa de uma propina maior ao pessoal do esquema. “Fui obrigado a pagar pedágio para o próprio Arruda”, afirma Lucena.


OUTRO LADO


Por meio de sua assessoria, Paulo Octavio informou que não vai se pronunciar. Ele aguarda informações dos advogados, que estão analisando a íntegra do inquérito, disponibilizado apenas na noite de sexta-feira. Também por sua assessoria, Cristina Bonner negou envolvimento da empresa com o caso. “O Grupo TBA não faz parte das empresas investigadas e repudia as especulações que estão ocorrendo. O grupo tomará as medidas cabíveis para ser ressarcido por eventuais danos de imagem que possam advir dessas especulações.” Arruda também não quis se manifestar.

CRIE UMA IGREJA E LIVRE-SE DE TRIBUTOS


Bastaram cinco dias úteis e R$ 418,42, somando gastos com cartório e obtenção de CNPJ, para a reportagem da Folha criar uma igreja. Com o número no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, os três fundadores da igreja puderam abrir uma conta bancária e fazer aplicações livres de Imposto de Renda e Imposto sobre Operações Financeiras. Livrar-se de tributos é a principal vantagem material de abrir uma igreja. Conforme a Constituição, templos estão dispensados de taxas como o IPTU (imóveis urbanos), o IPVA (veículos) e o ISS (serviços). No Brasil, ministros religiosos também têm direito a prisão especial e não precisam prestar serviço militar. Segundo defensores, o objetivo das isenções é evitar que o Estado interfira na liberdade de culto.

O JORNALISMO IRRESPONSÁVEL - LUIS NASSIF

Luís Nassif O jornalismo irresponsável


Watergate tinha dois repórteres espertos --Bob Woodward e Carl Bernstein-- e um editor memorável --Ben Bradlee-- que filtrava todas as informações e só permitia a publicação daquelas confirmadas por pelo menos três fontes. Até hoje Bradlee é um dos símbolos do bom jornalismo e exemplo para jornalistas de todas as partes do mundo.

O escândalo divulgado pelo jornal "Folha de S. Paulo" na sexta-feira --um artigo de um dissidente do PT, César Benjamin-- acusando Lula de ter currado um militante do MEP no período em que esteve preso no DOPS, é um dos mais deploráveis episódios da história da imprensa brasileira. E mostra a falta que fazem pessoas da envergadura de Bradlee.

Qualquer acusação, contra qualquer pessoa, exige discernimento, apuração. Quando o jornal publica uma acusação está avalizando-a.

Quando a acusação é gravíssima e atinge o presidente da República --seja ele Sarney, Itamar, FHC ou Lula-- o cuidado deve ser triplicado, porque aí não se trata apenas da pessoa mas da instituição. Qualquer acusação grave contra um presidente repercute internacionalmente, afeta a imagem do país como um todo. Se for verdadeira, pau na máquina. Se for falsa, não há o que conserte os estragos produzidos pela falsificação.

A acusação é inverossímil. Na sexta conversei com o delegado Armando Panichi Filho, um dos dois incumbidos de vigiar Lula na cadeia. Ele foi taxativo: não só não aconteceu como seria impossível que tivesse acontecido.

Lula estava na cela com dois ou três presos. A cela ficava em um corredor, com as demais celas. O que acontecesse em uma era facilmente percebida nas outras. Havia plantão de carcereiros 24 horas por dia. E jornalistas acompanhando diariamente a prisão.

Não havia condições de nenhum fato estranho ter passado despercebido. Panichi jamais ouviu algo dos carcereiros, dos presos, dos jornalistas e do delegado Romeu Tuma, seu chefe.

Benjamin não diz que Lula cometeu o ato. Diz que ouviu o relato de Lula em 1994, em um encontro que manteve em Brasília com um marqueteiro americano, contratado pela campanha, mais o publicitário Paulo de Tarso Santos e outras testemunhas.

Conversei com Paulo de Tarso --que já fez campanha para FHC, Lula-- que lembra do episódio do americano mas nega que qualquer assunto semelhante tivesse sido ventilado, mesmo a título de piada. E nem se recorda da presença de Benjamin no almoço.

E aí se chega à questão central: com tais dados, jamais Ben Bradlee teria permitido que semelhante acusação saísse no Washington Post.

Antes disso, colocaria repórteres para ouvir as tais testemunhas, checaria as informações com outras fontes, conversaria com testemunhas da prisão de Lula na época. Praticaria, enfim, o exercício do jornalismo com responsabilidade.

A Folha não seguiu cuidados comezinhos de bom jornalismo. Não apenas ela perde com o episódio, mas o jornalismo como um todo.

É importante que leitores entendam: isso não é jornalismo. É uma modalidade especial de deturpação da notícia que os verdadeiros jornalistas não endossam.

MATO SEM CACHORRO E SEM REPELENTE

Mato sem Cachorro
EDITORIAL JORNAL VP - DOMINGO 29/11/09


A cada dia, situação da Câmara de S. José fica mais vulnerável no caso do concurso público

Verdade seja dita: o comando da Câmara de São José dos Campos está num mato sem cachorro.

A iniciativa --elogiável-- de preencher 33 cargos no Legislativo por meio de um concurso público acabou envolvendo a Câmara de São José em um emaranhado de denúncias, confusões, suspeitas e problemas que macularam, de forma indelével, o certame. Isolado, o presidente da Casa, Alexandre da Farmácia (PR), chegou a bancar, pessoalmente, a manutenção das provas, embora já tenha dado sinais claros, nos últimos dias, que está perdendo fôlego --admitiu, por exemplo, atender às orientações do Ministério Público e cancelar o concurso para assistente legislativo, que atraiu mais de 14 mil candidatos. O desfecho dessa história, qualquer que seja ele, trará, sem dúvida, um desgaste sem precedentes na história do Legislativo de São José.

Esse bate-cabeça poderia ter sido evitado?

Sim, se a Câmara seguisse regras claras para a gestão do concurso e para a escolha da empresa responsável por ele. Em primeiro lugar, um parecer reservado da Assesoria Jurídica da Casa recomendava, expressamente, que a contratação da FIP, como empresa responsável para a organização do concurso, não fosse concretizada. Em segundo lugar, a dispensa de licitação para a escolha da FIP é um drible legal, uma vez que a empresa, ao que tudo indica, não preenche o requisito de notória especialização. Em terceiro lugar, uma simples olhadela no perfil da empresa bastaria para que o Legislativo tivesse mais cautela.

O que a Câmara não fez, o valeparaibano fez.

O jornalista Cláudio César de Souza esteve na sede da empresa, em São Paulo, e revela hoje que ela funciona em duas salas sem identificação em um edifício comercial no bairro de Moema, em São Paulo --prédio de 48 salas cujo fachada está estampada na página principal do site da empresa na internet. No hall do prédio, o nome da FIP não consta nem do painel de identificação de empresas e entidades que possuem salas no local. Embora essa, digamos, timidez empresarial não seja prova de nada, ela acende uma dúvida: nenhum representante da Câmara visitou a sede da empresa e constatou isso antes de sua contratação? Mais: Cláudio César de Souza foi à Baixada Santista e revela as contradições do concurso organizado pela FIP para a Prefeitura de Bertioga --que deve ser anulado esta semana, após ter sido suspenso pela Justiça antes mesmo de sua realização.

Que pena! Por despreparo, teimosia ou ânsia política, a Câmara de São José submeteu mais de 18 mil pessoas a um concurso mal organizado, que tem tudo para virar um embate judicial. Quando Alexandre da Farmácia vai dar um basta nisso?


COMENTÁRIOS:-

O MP DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP DEVE INTIMAR ESTE SENHOR A DAR UM BASTA NESTA PARANÓIA EM QUE SE TRANSFORMOU ESTE MALFADADO CONCURSO PÚBLICO., A AMBIÇÃO POLÍTICA FALOU MAIS ALTO QUE O BOM SENSO E ESPERO QUE O JORNAL VP, INVESTIGANDO À FUNDO, NÃO VENHA A NOS " BRINDAR" COM MAIS DISSABORES NOTICIOSOS... QUEM VIVER VERÁ!

ARVÃO

sábado, 28 de novembro de 2009

TV'S PLASMA - LCD - LED E CRT - DIFERENÇAS



Saiba as diferenças entre as TVs LCD e plasma
RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo

Plasma, LCD ou LED?

Eis uma das primeiras dúvidas na hora de escolher uma televisão de alta definição.

Os debates sobre qual das tecnologias é melhor costumam ser acirrados, mas cada uma delas tem suas vantagens e aplicações mais adequadas.

O plasma passa a ser uma opção apenas em tamanhos maiores (cerca de 40 polegadas). Para telas menores, como 19 ou 26 polegadas, o consumidor encontra os aparelhos de LCD.

Um problema que costumava ser recorrente nas telas de LCD, atenuado em modelos atuais, era o tempo de resposta nas cenas em movimento --o que deixava rastros, conhecidos como fantasmas.

"A tecnologia LCD está tão avançada que eu nunca percebi arrasto", afirma Marcelo Zuffo, professor do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).

Já o plasma costumava deixar marcas de imagens estáticas, questão também aprimorada em modelos recentes.

Os televisores de plasma geralmente oferecem maior ângulo de visão e são indicadas para ambientes mais escuros. Já os aparelhos de LCD se dão melhor em ambientes com boa iluminação.

"O plasma oferece, em geral, melhores níveis de preto. A cor negra sempre aparece mais profunda em comparação com o LCD", escreve Gary Merson no HDGuru.com.

LED

Começam a chegar ao mercado brasileiro televisores de LCD com tecnologia LED (diodo emissor de luz), que, de maneira geral, consomem menos energia, oferecem imagens mais brilhantes e têm espessuras menores.

Como são mais recentes, os aparelhos de LCD com LED costumam ser mais caros.

O Amoled é uma evolução da tecnologia LED que possibilita o desenvolvimento de aparelhos ainda mais finos e com imagens ainda mais brilhantes.

Por conta dos altos custos, porém, o Amoled só é empregado atualmente em telas menores, como as de celulares.

Tubo

As antigas e um tanto desengonçadas TVs de tubo (CRT) estão escasseando nas prateleiras, mas, segundo Zuffo, ainda oferecem um bom custo-benefício em alguns casos -uma pequena TV na cozinha, por exemplo. "Antes da TV digital, um aparelho CRT de 29 polegadas custava R$ 2.500. Hoje, você compra um por R$ 600."

GOVERNADOR DO DF NEGA PARTICIPAÇÃO ( EU ACREDITO EM PAPAI NOEL )


Governador do DF nega qualquer participação em esquema de corrupção

Folha de S.Paulo

O governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (DEM) negou nesta sexta-feira (27) participar de qualquer esquema de pagamento ilegal a sua base aliada na Câmara Legislativa distrital.

A declaração é relativa à operação deflagrada ontem pela Polícia Federal para investigar irregularidades em seu governo. A PF apura a suposta oferta de propina por parte de Arruda a integrantes da base aliada na Câmara.

Arruda exonera secretário que gravou suposto esquema de corrupção no DF
PF vê indícios de pagamentos de prestadoras de serviços a "altos servidores" do DF
Presidente do PT-DF pede afastamento de Arruda até o fim das investigações
Leia íntegra da nota da PF sobre operação contra corrupção no Distrito Federal
Líder do DEM diz estranhar denúncia contra Arruda às vésperas de ano eleitoral

18.nov.2009/Folha Imagem

José Roberto Arruda negou participação em esquema de propina

Ontem, o governador demitiu o secretário extraordinário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, e afastou dos cargos José Geraldo Maciel (chefe da Casa Civil), Fábio Simão (chefe de gabinete), José Luiz Vieira Valente (secretário da Educação) e Omézio Pontes (assessor de imprensa).

As medidas foram tomadas depois que a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas e gabinetes dos secretários, deputados distritais e empresários que mantêm contratos com o DF.

Por meio da assessoria, Arruda disse que colaborará com a investigação e que as irregularidades começaram na gestão anterior e que "podem ter continuado". Ele afirmou que só se pronunciará quando conhecer o processo.

Escutas

De acordo com despacho do ministro Fernando Gonçalves, que preside o inquérito no STJ (Superior Tribunal de Justiça), a gravação de Barbosa mostraria Arruda oferecendo R$ 400 mil para a base aliada.

Em outro trecho, Arruda teria ofertado outros R$ 200 mil para o "mesmo destino" --a base aliada. A PF investiga o objetivo do suposto mensalinho pago por Arruda a aliados.

Com base nas gravações feitas por Barbosa, a PF realizou hoje buscas nas seguintes empresas: Infoeducacional, Vertax, Adler e Linknet.

Essas empresas, segundo o despacho do STJ, seriam responsáveis por levantar os R$ 600 mil que Arruda supostamente teria mandado oferecer à base aliada. As empresas repassariam o dinheiro ao GDF, que o encaminharia à base governista.

O ministro do STJ também determinou a realização de buscas nas residências Domingos Lamoglia (membro do Tribunal de Contas do DF) e Gilberto Lucena (proprietário da Linknet).

Gonçalves afirma, no despacho, que Valente teria recebido R$ 60 mil da Infoeducacional, enquanto diz ter "fortes indícios" de que Lamoglia seria, em 2002, um dos operadores do esquema de repasse de verbas.

Já em relação a Lucena, o ministro do STJ afirma que o proprietário da Linknet pode ter encaminhado R$ 34 mil a Durval após ter seu "crédito" reconhecido pelo GDF "num montante de R$ 34 milhões".

Outro lado

O vice-governador, Paulo Octávio (DEM), disse desconhecer a existência e as razões da investigação. Confirmou a "parceria", "não uma sociedade", entre sua construtora e a Conbral, o que tratou como "negócio de mercado".

O secretário da Educação disse que só falará quando tiver "informações completas" do caso. O secretário da da Casa Civil, o chefe de gabinete e o assessor de imprensa retornaram à ligação da reportagem da Folha.

O conselheiro do Tribunal de Contas Domingos Lamoglia e os deputados Leonardo Prudente (DEM), Eurides Brito (PMDB), Rogério Ulysses (PSB), além do suplente Pedro do Ovo (PRB), disseram que não se pronunciariam. Nenhum representante das empresas Infoeducacional, Vertax, Adler, Conbral e Linknet foi localizado. Procurado, Durval Barbosa não foi encontrado

LULA REAGE A ACUSAÇÃO



Lula reage a acusação de violência sexual
Em artigo, ex-petista diz que presidente teria tentado abusar de colega na prisão; outros presos contestam

Roldão Arruda, Leonencio Nossa, Felipe Werneck e Marili Ribeiro

"Isso é coisa de psicopata, só a psicopatia pode explicar", disse ontem o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao comentar acusações feitas pelo cientista político e ex-militante petista César Benjamin contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em artigo publicado na Folha de S. Paulo, Benjamin - que não quis comentar o assunto ontem - afirmou que Lula tentou abusar sexualmente de um colega de cela, quando esteve preso no Dops, em 1980.

Carvalho também relatou que o presidente ficou "triste" ao ler o artigo. "Ele disse que é uma loucura", afirmou.

Benjamin ajudou a fundar o PT e se manteve ligado ao partido até 1995. No artigo publicado ontem, ele se dedica sobretudo ao relato da convivência com os presos nos anos em que ficou encarcerado, na ditadura militar, por causa de suas posições políticas. Enfatiza que, apesar de ser muito jovem e de ter convivido com presos comuns, nunca sofreu nenhum tipo de abuso sexual. A ênfase é uma espécie de contraponto ao que vem a seguir, sobre Lula.

O autor narra um encontro que teria tido, em 1994, com Lula, então em campanha. Na ocasião, o ex-líder sindical lhe teria feito perguntas sobre a prisão e revelado que não suportaria o isolamento - por não conseguir viver sem relações sexuais com mulheres.

Em seguida, Lula teria narrado a tentativa de violação sexual do companheiro de cela. O trecho do artigo de Benjamin é claro: "Para comprovar essa afirmação, passou a narrar com fluência como havia tentado subjugar outro preso nos 30 dias em que ficara detido. Chamava-o de "menino do MEP", em referência a uma organização de esquerda que já deixou de existir. Ficara surpreso com a resistência do "menino", que frustrara a investida com cotoveladas e socos." E prossegue: "Foi um dos momentos mais kafkianos que vivi. Enquanto ouvia a narrativa do nosso candidato, eu relembrava as vezes em que poderia ter sido, digamos assim, o "menino do MEP" nas mãos de criminosos comuns considerados perigosos, condenados a penas longas".

A conversa, segundo Benjamin, teria ocorrido durante um almoço, com a participação de mais três pessoas: o publicitário Paulo de Tarso Santos, que coordenava campanha; um segundo publicitário, cujo nome o autor não recorda; e um americano, também não nomeado - que não entendia português.

Procurado para falar sobre o artigo, o publicitário Paulo de Tarso Santos respondeu com uma nota, na qual confirmou o almoço, em caráter informal, e nomeou o americano. Era o publicitário Erick Ekwall, indicado pelo empresário Oded Grajew para ajudar na campanha. Disse, no entanto, não lembrar da presença de Benjamin no almoço, assim como qualquer comentário sobre o tema citado. "Não compreendo qual a intenção do articulista em narrar os fatos como narrou (como disse, sequer me lembro de sua presença na mesa)", escreveu.

Lula foi detido pela polícia política no dia 19 de abril de 1980 e libertado no dia 20 de maio. Nesses 31 dias chegou a dividir a cela com até 18 pessoas. Um de seus companheiros mais jovens, com 23 anos, era o atual presidente do PSTU, José Maria de Almeida - na época militante da Convergência Socialista. Ontem, após ler o artigo, ele comentou: "Tenho motivos para atacar o Lula. O seu governo é uma tragédia para a classe trabalhadora. Mas isso que está escrito não aconteceu. O Benjamim viajou na maionese. Não me lembro sequer de que havia alguém do MEP preso conosco."

MEP era a sigla do Movimento de Emancipação do Proletariado, tendência que surgiu em 1976 e cujos principais dirigentes ficavam no Rio. Entre seus militantes encontrava-se o presidente do PT, José Eduardo Dutra. Ontem ele classificou o artigo de "repugnante".

Na opinião do ex-dirigente sindical Djalma Bom, que foi preso com Lula, seria impossível uma tentativa de violência sexual ter passado despercebida. "O Benjamin enlouqueceu. Ou entendeu errado alguma conversa do Lula". O vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores, Enilson Simões de Moura, o Alemão, também esteve preso na mesma época. Após classificar o comentário de Benjamin como "absurdo", ele disse, contrariando José Maria, que havia alguém do MEP no grupo. "O que eu lembro é que, brincando com uma bola de basquete, Lula acertou sem querer a cara do rapaz do MEP", contou. Não lembrou, no entanto, o nome do rapaz.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ATUALIZE SEUS DRIVERS

Atualize seus drivers e tenha um PC nos trinques Qui, 26 Nov - 11h16

Os usuários mais precavidos costumam seguir a recomendação de manter seus softwares sempre atualizados. Mas, e os drivers? Você se lembra de atualizá-los?

Por Rodrigo Martin de Macedo

Enquanto muitos programas avisam a existência de novas atualizações, o mesmo não acontece com os drivers, o que torna essa tarefa ainda mais chata de realizar, contudo não menos importante.

Drivers são pequenos trechos de códigos que agem como intermediários entre aplicativos e componentes de hardware. Sem o driver correto podem ocorrer problemas como, por exemplo, a incapacidade de imprimir ou ouvir sons em seu computador.

Atualizações de drivers são importantes, uma vez que fabricantes estão sempre preocupadas em manter seus componentes cada vez mais estáveis e funcionais, o que justifica a atualização frequente.

Correr atrás de pacotes, dispositivo por dispositivo, pode ser uma tarefa muito trabalhosa. Existe, porém, um jeito mais fácil: usar um aplicativo que faça a varredura por você. Um exemplo de software satisfatório (e gratuito) para este fim é o Device Doctor ( www.devicedoctor.com ).

1 Depois de baixado e instalado, abra a ferramenta. A interface está em inglês, mas é bem fácil de entendê-la. Primeiro é preciso verificar seus componentes e periféricos. O software sugere plugar em seu computador todos os seus periféricos, como câmera e impressora. Clique então em Begin Scan .

2 A barra de progresso de “Scanning for Updates” será preenchida. Abaixo, sob o título “Download driver updates” serão listados seus componentes cujos drivers estão desatualizados. Clique em Download update na frente do primeiro e veja que seu navegador será aberto. Clique em Download Driver Installer para que a transferência comece. Repita esse procedimento para cada atualização que o sistema tiver encontrado.

3 Descompacte os drivers baixados. Muitos deles possuem instaladores, execute-os. Caso não possua qualquer executável (normalmente marcado como setup.exe), será necessário realizar a instalação manual. No Windows XP, clique com o botão direito em Meu Computador e escolha Propriedades . Abra o Gerenciador de Dispositivos, dentro de Hardware. No Vista e no 7, digite Gerenciador de Dispositivo na busca do menu Iniciar.

4 Procure o dispositivo a ser atualizado. A busca deve ser simples, uma vez que os componentes são apresentados de forma segmentada. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Atualizar driver…

5 O Windows perguntará se a atualização será feita automaticamente. Indique que não, que será buscado localmente, de um lugar específico. Localize a pasta para a qual o driver foi descompactado e mande o sistema prosseguir. Em alguns momentos a atualização do driver será concluída.

São procedimentos relativamente simples que ficarão ainda mais rápidos de serem concluídos com a prática. Não se esqueça: atualizar seus programas é importante, mas lembre-se sempre que os drivers também são revistos.

ARMAÇÃO POLÍTICA? SÓ O TEMPO DIRÁ!!!

BAIXINHO INVOCADO E MUITO MACHO

ESQUILO - PARQUE DA CIDADE / S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


FOTO FERNANDO MOURA/PMSJC

BRASIL NÃO VAI RECONHECER ELEIÇÕES DE HONDURAS


11/2009 - 10:18 - Atualizado em 27/11/2009 - 10:36
Brasil não vai reconhecer eleições de Honduras
Segundo a Folha de S. Paulo, o chanceler Celso Amorim, depois de falar por quase uma hora com Hillary Clinton, afirmou que o país, ao contrário dos EUA, não deve aceitar o resultado
REDAÇÃO ÉPOCA

Impasse Corte Suprema - que participou da retirada de Zelaya do poder - já rejeitou três vezes o retorno do presidente ao poder. Partidários de Zelaya protestamO governo do Brasil reiterou sua posição de não reconhecer as eleições de Honduras caso o presidente deposto Manuel Zelaya não seja restituído ao poder. "O Brasil não vai reconhecer a eleição [de domingo] em Honduras", disse o chanceler Celso Amorim, segundo a Folha de S. Paulo, depois de uma telefonema de quase uma hora em que conversou com com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Na quinta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse para a agência de notícias que Efe que sua posição sobre o tema é "inamovível".

Os Estados Unidos, com o apoio de Peru, Panamá e Colômbia, defendem a realização da eleição mesmo sem a restituição de Zelaya, uma condição prevista no acordo firmado em outubro, com mediação da própria Casa Branca, e já afirmaram que irão reconhecer o resultado das urnas. Como estratégia para validar as eleições o presidente interino do país, Roberto Micheletti, deixou o cargo na quarta-feira (25) em caráter provisório. A posição do Brasil, entretanto, é majoritária - seguida por mais de 20 países na Organização dos Estados Americanos (OEA). Se o peso político dos EUA prevalecer, pode ocorrer uma divisão dentro da entidade.

"Os EUA dizem que têm paixão pela OEA, mas têm de refletir sobre a divisão da América Latina e o descrédito da OEA [caso readmita o país sem Zelaya no poder]", disse o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, à Folha. A decisão de expulsar Honduras da OEA depende de dois terços de votos e a próxima reunião da entidade, na qual os países discutirão a eleição hondurenha, está marcada para 4 de dezembro. Para diplomatas brasileiros, há dúvidas sobre a isenção no processo eleitoral, pois Zelaya foi retirado do poder por um movimento liderado pelo Congresso, pela Corte Suprema e pelas Forças Armadas.

O Congresso de Honduras só deve cumprir a exigência de votar a restituição de Zelaya (até o encerramento de seu mandato, no fim do ano) no dia 2 de dezembro, após as eleições. A decisão é incerta, mas há uma grande chance de ele ser reconduzido ao cargo com poderes reduzidos. Isso serviria para aplacar os ânimos do grupo liderado pelo Brasil e também como argumento para a diplomacia americana conseguir convencer os outros países da OEA a aceitar o resultado da eleição. A Corte Suprema de Justiça de Honduras já e posicionou contra o líder deposto três vezes.


Comentários
ARVÃO | SP / São José dos Campos | 27/11/2009 10:40
DUVIDO! COMO DUVIDO!
O chanceler brasileiro, como é o nome dêle mesmo, não vai reconhecer o novo governo hondurenho? Duvido! Como duvido! Mas, também os EUA não está nem um pouco preocupado com o reconhecimento ou não do Brasil, sabem porquê? Os EUA estão e está mesmo, acima de desdéns de países de 3ºs mundo, quando "eles" quiserem que o Brasil reconheça, o Brasil reconhece... sempre foi assim e assim sempre será. Somos, apesar de acharmos que não, o quintal deles, como dizia aquele poeta visionário e verdadeiro, Raul Seixas. Mas qual o nome do chanceler brasileiro, mesmo??? Onde fica o Brasil? Qual o nome da capital do Brasil? ARVÃO

DUBAI - MORATÓRIA ASSUSTA O MUNDO


Moratória em Dubai assusta bolsas
Adiamento de 6 meses no pagamento de dívida de US$ 60 bilhões causa impacto nos mercados de todo o mundo


A decisão do emirado de Dubai, divulgada ontem, de pedir uma moratória de seis meses no pagamento da dívida do conglomerado Dubai World assustou investidores do mundo todo. Com exceção dos Estados Unidos, onde o mercado permaneceu fechado por causa do feriado de Ação de Graças, as bolsas caíram na Ásia, na Europa e na América Latina. Ontem o xeque Ahmed bin Saeed al Maktoum, membro sênior da família real de Dubai, tentou diminuir o temor dos investidores.

"Entendemos a preocupação do mercado e dos credores. Entretanto, tivemos de intervir pela necessidade de empreender uma ação decisiva para encarar o fardo da dívida. Nossa intervenção na Dubai World foi cuidadosamente planejada", afirmou o xeque, que também chefia um importante comitê financeiro de Dubai e é chairman da empresa aérea Emirates, em comunicado por e-mail. "Nenhum mercado está imune a questões econômicas", prosseguiu Al Maktoum.

No Brasil, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) perdeu 2,25% e o dólar subiu 1,39%, para R$ 1,75. Em Londres, o Índice FTSE baixou 3,18%. Em Paris, o Índice CAC 40 desvalorizou 3,41%. O Índice Nikkei, de Tóquio, recuou 0,6% ontem e nas primeiras horas de hoje já apresentava queda de 1,74. Outros mercados também foram afetados. O cobre, por exemplo, caiu 2,3% no mercado britânico. O petróleo, 1,77%, para US$ 77,05 o barril.

"Os temores sobre Dubai jogaram um papel-chave para espantar o mercado em um momento no qual os EUA estão fechados", disse o economista do banco Commerzbank Peter Dixon. "É um dia em que se provocou novamente incerteza nos mercados. Creio que não se refletirá realmente nos fundamentos subjacentes da economia e do próprio mercado. É apenas um golpe na confiança."

O Dubai World, conglomerado que atua nos setores de imóveis a portos, com passivos de quase US$ 60 bilhões, pediu um adiamento de seis meses no pagamento da dívida do grupo, o maior de Dubai. O objetivo é estender o vencimento a pelo menos 30 de maio do próximo ano.

A moratória terá impacto sobre um bônus sukuk (islâmico) de US$ 3,65 bilhões que a subsidiária do setor de imóveis do Dubai World, Nakheel, teria de pagar em 14 de dezembro. O valor do bônus caiu de cerca de US$ 1,10 antes das notícias, para cerca de US$ 0,70, em um sinal de que a decisão de Dubai pegou os investidores de surpresa. O pagamento era visto como teste crucial da capacidade de Dubai de pagar sua dívida, em meio ao crash no mercado imobiliário que ricocheteou na economia então pujante do emirado.

A decisão da Dubai World provocou dúvidas sobre outras dívidas de empresas ligadas ao governo. A agência de classificação de risco Moody"s calcula que o emirado pode precisar reestruturar até US$ 25 bilhões em dívida, particularmente no setor de imóveis. O Credit Suisse estima que bancos europeus podem ter exposição de US$ 40 bilhões no país - daí as fortes quedas nas bolsas ontem.

Mas ainda é difícil avaliar o impacto total, já que Dubai não publica dados consolidados da dívida do setor público. A incerteza reflete-se nos Credit Default Swaps (CDS), que identificam o nível de busca de proteção contra risco de crédito da dívida de Dubai, que subiram para 5,7% ao ano, de 3,18% há dois dias.

Segundo analistas, a decisão de Dubai pode ser um divisor de águas. Durante a crise, os governos deram ajuda aos bancos globais, depois o apoio foi estendido a montadoras nos EUA e Europa. No nível soberano, países se uniram para dar sustentação a outros. O próprio Dubai criou um Fundo de Suporte Financeiro para as estatais.

Mas toda essa ajuda tem um custo. Os governos estão sob pressão para controlar suas dívidas, particularmente quando os bancos centrais começam a retirar as medidas, removendo parte do apoio para os mercados de bônus do governo. Com isso, eles podem reduzir o suporte, resultando em mais surpresas desagradáveis, à medida que deixam outros investimentos inviáveis à deriva.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

HUGO - MOLEQUE TRAVESSO

CAPELA PARQUE VICENTINA ARANHA - S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


FOTO FERNANDO MOURA / PMSJC

BERLUSCONI " $IFU"


Ex-mulher de Berlusconi quer pensão de R$ 9 mi mensais
Segundo jornal, Veronica Lario espera receber R$ 109 mi por ano; divórcio pode ser o mais caro da Itália

Efe
Veronica e Berlusconi foram casados por 19 anos
ROMA - Veronica Lario, ex-mulher do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, pediu uma pensão compensatória de 3,5 milhões de euros mensais (mais de R$ 9 milhões) por seu divórcio, segundo publicou nesta quinta-feira, 26, o jornal Corriere della Sera. A publicação assegura que são 42 milhões de euros ao ano (mais de R$ 109 mi)a quantia que a ex-atriz pedirá a seu marido após apresentar no mês passado o pedido de divórcio por culpa, por não querer aceitar uma separação pactuada.
Divórcio por culpa pode ser exigido por um dos cônjuges sempre e quando existir um motivo que seja atribuído ao outro cônjuge, sempre que houver uma violação grave aos deveres e as obrigações impostas pelo matrimônio. Miriam Raffaella Bartolini, à qual todos conhecem pelo nome artístico de Veronica Lario, rejeitou a oferta de uma pensão de 200 mil euros por mês (R$ 523 mil) negociáveis até os 300 mil (R$ 785 mil), feita por Berlusconi.
Segundo o jornal, Berlusconi já depositou pelo menos 60 milhões de euros (R$ 157 mi) nas contas da mulher para o sustento dos três filhos do casal. Além disso, nas primeiras tentativas de acordo da qual parece será uma longa e dura batalha legal, "Il Cavaliere", o segundo homem mais rico da Itália, se mostrou disposto a deixar sua mulher na mansão Belvedere, a residência de Macherio (nos arredores de Milão) onde até agora viveu com seus filhos.
Veronica Lario anunciou o divórcio de Berlusconi em 28 de abril, após saber que seu marido esteve Casoria para o aniversário de 18 anos de Noemi Letizia. O mal-estar da ex-atriz cresceu com as notícias das noitadas de seu marido com prostitutas de luxo em sua residência romana. Tudo isso, segundo Corriere della Sera, levou Veronica Lario, que durante seus 19 anos de casamento com Berlusconi se diferenciou por sua discrição e preservação de sua privacidade, a apresentar um pedido de divórcio litigioso.
A imprensa italiana lança a hipótese que este divórcio se transformará no mais caro da história italiana, sobretudo porque estão envolvidos cerca de 9 bilhões de euros (R$ 23 bi) de patrimônio. Veronica manifestou que gostaria nos acordos de divórcio tutelar a seus três filhos, Eleonora, Luigi e Barbara, para que recebam o mesmo tratamento que os outros dois, Marina e PierSilvio, do primeiro casamento de Berlusconi com Carla dall'Oglio. Os cinco herdeiros dispõem de 7,5% do grupo da família, Fininvest, mas Marina preside o editorial Mondadori e Piersilvio é vice

ANACONDA

LEI PROIBE COBRANÇA DE ASSINATURA DE EMPRESA DE TELEFONIA



Medida valerá em São Paulo e empresas que descumprirem terão que pagar multa de dez vezes o valor cobrado

Priscila Trindade, da Central de Notícias

SÃO PAULO - A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 25, o projeto de lei que proíbe a cobrança de assinatura mensal pelos serviços de telefonia fixa e móvel .


O projeto de lei 255/2002, do deputado Jorge Caruso (PMDB), teve seu veto derrubado em sessão plenária da Assembleia e deve ser publicado no Diário Oficial do Estado, após a assinatura do presidente da Casa.



Segundo a Assembleia Legislativa, as concessionárias que desrespeitarem a nova norma serão multadas com valor dez vezes superior ao cobrado de cada usuário.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BRASIL, IRÃ E O MUNDO - VITÓRIA DE AHMADINEJAD



POLÍTICAS PÚBLICAS

Com a visita do presidente iraniano, o governo dos aiatolás capitaliza sua política intensa laços econômicos com o Brasil ea América Latina, entra pela porta da frente

Lula é o jogo com Ahmadinejad

Ou Venezuela lviden ea Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA). Esqueça a viagem do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, Equador, Bolívia, Nicarágua e Cuba. Estes foram apenas pequenas janelas. Irã apenas encontrou a porta da frente da América Latina: Brasil.

A República Islâmica teve um grande sucesso diplomático com a visita de Ahmadinejad ao Brasil.

O regime iraniano tem sido obtidos de Lula uma tábua de salvação em um momento em que sua imagem está bastante danificada.

O governo de Teerã nos últimos meses viveu um pesadelo em sua relações públicas no cenário interno, sobre as alegações de fraude nas eleições presidenciais, que foram seguidas por uma brutal repressão da oposição, e na arena internacional, pela descoberta de uma nova usina nuclear, cuja existência não tinha sido notificado à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), reforçando os temores de que o programa de energia atômica do Irã tem fins militares.

Viagem de Ahmadinejad ao Brasil é transcendente, pois significa um aumento de um país que está em plena ascensão na cena mundial, que é respeitado e goza de legitimidade democrática reconhecida. Suporte caindo do céu como as potências ocidentais (E.U., Reino Unido, França e Alemanha) parecem ter convencido a China ea Rússia sobre a conveniência de adotar novas sanções no Conselho de Segurança da ONU para punir a falta de transparência programa nuclear iraniano.

De uma perspectiva regional, a presença do presidente do Irã no Brasil, significa que suas relações com a América Latina não será mais vista como parte de um anti bizarro-aliança americano está preocupado apenas Israel e os E.U. a ser olhado com mais cuidado.

É verdade que, discretamente, eo Brasil foi o principal parceiro da República Islâmica na região, representando, segundo a UNCTAD 2006 - mais de 80% do seu comércio com a América Latina. Em 2008, segundo cálculos da Comissão Europeia, o gigante sul-americano em décimo lugar entre os parceiros comerciais globais do Irão, com o comércio bilateral, que alcançou 1,537 milhões de euros, dos quais o Brasil teve um superávit de 1.514 milhões de euros.

Deste ponto de vista, a única coisa estranha é que Teerão tenha levado tanto tempo politicamente rentável relacionamento com o Brasil. É evidente que, ao contrário dos países da Alba, Lula não está interessado em forjar uma aliança estratégica com o Irão, mas isso pouco importa para os fins a Ahmadinejad, porque ele conseguiu o que queria: uma imagem que não diz o mundo é isolado e que a rejeição das políticas da República Islâmica entre os principais países ocidentais não é unânime.


angelbermudez@claveinternacional.com

O PADRECO LUGO


América Latina
Sobrinha de Lugo diz que presidente tem uma filha de 22 anos
Marcia Carmo

De Buenos Aires para a BBC Brasil

Lugo já esteve envolvido em outros escândalos de paternidade
Uma sobrinha do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, disse, nesta terça-feira, que ele seria pai de uma jovem de 22 anos, cuja paternidade ele não teria reconhecido.

A sobrinha do líder paraguaio, Mirtha Maidana, filha da irmã do presidente e primeira-dama do país, Mercedes Lugo, afirmou, a rádios locais, que a jovem, chamada Fátima, seria a “cara do pai”.

"A menina sempre jogou com meus filhos. Sempre existiu uma relação familiar. Minha família e a da mãe da menina sabiam de tudo", disse.

Segundo ela, Fátima seria filha de Lugo com uma mulher chamada Teresa Rojas, que teve uma filha com outro político paraguaio.

Maidana acrescentou que a mãe da jovem “sempre esteve perto de Lugo” e disse ainda que “não sabe se acredita na amizade entre homem e mulher”.

Somente neste ano, três mulheres apontaram o líder paraguaio como o pai de seus filhos. Lugo admitiu a paternidade de um menino de dois anos com Viviana Carrillo. As outras duas mulheres, Benigna Leguizamón e Damiana Morán, apelaram à Justiça para que ele reconheça a paternidade.

Sobrinha

Maidana afirmou que Fátima vinha sendo apresentada como “sobrinha” do presidente. As afirmações de Mirtha foram feitas às rádios Cáritas e Primeiro de Março.

Nas entrevistas, ela disse que desconhecia quantos filhos o líder paraguaio e ex-bispo católico poderia ter. “Isso não sei”, respondeu. Para ela, as recentes polêmicas envolvendo Lugo em casos de paternidade “surpreendeu” a família.

O novo escândalo com o presidente paraguaio surgiu depois que ele teria ido ao casamento de Fátima, no último sábado. “Ele se expôs sozinho. Foi ele quem foi ao casamento de uma suposta sobrinha e, inclusive, dançou uma valsa”, disse Mirtha.

De acordo com o jornal ABC, Lugo teria sido responsável por empregar o marido de Fátima, Luis Paciello, de 24 anos, na hidrelétrica de Yaciretá. De acordo com o ABC, Teresa teria evitado comentar a denúncia da sobrinha de Lugo.

Já o site do jornal Ultima Hora destacou que o político paraguaio e amigo de Lugo, Miguel Fulgencio Rodríguez, que tem uma filha com Teresa, afirmou que sabe da amizade entre o presidente e ela e ressaltou: “A jovem (Fátima) não é filha de Fernando Lugo”.

Por sua vez, a primeira-dama e mãe de Mirtha pediu à filha “para medir suas palavras”. Mas ela não negou e também não confirmou a acusação de mais uma paternidade

PRAÇA DA SÉ - SINO DA TORRE DO RELÓGIO CAI



Praça da Sé
Sino da torre do relógio cai. Matheus L. da Costa/AE

CÂNCER NO INTESTINO CRESCE NO PAÍS

Câncer no intestino cresce no País
Estimativa é de que esse tipo de tumor ultrapasse casos no pulmão; dieta rica em gorduras está entre as causas

Fabiana Cimieri, RIO

O câncer de intestino (cólon e reto) será o terceiro tipo de tumor de maior incidência no Brasil em 2010, passando o de pulmão, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Uma dieta rica em gorduras, carne vermelha e baixo teor de cálcio, além de obesidade e sedentarismo, são fatores que contribuem para esse tipo de câncer.

"Todo mundo sabe que o tabagismo causa câncer, mas pouco se fala sobre a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Um alto consumo de vegetais e frutas é fator de proteção contra a doença", disse o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini. Segundo ele, a alimentação poderia prevenir o surgimento de 35% de novos casos de câncer e o controle do tabagismo, 30%.

De acordo com a Estimativa 2010-2011 de Incidência do Câncer no Brasil, serão diagnosticados 56 mil novos casos de câncer do intestino até 2011 - 28 mil por ano - e 55 mil no pulmão - 27,5 mil por ano. Nos países desenvolvidos, os tumores intestinais ficam atrás apenas dos localizados na próstata.

Nas regiões mais ricas do Brasil, Sul e Sudeste, o câncer de intestino já está em segundo lugar no ranking. O aumento das estimativas se dá principalmente entre mulheres. O câncer de mama continua a ser o mais prevalente na população feminina, mas os tumores no cólon e reto serão até mais frequentes que o de colo do útero.

"Nessas regiões, as mulheres estão se expondo mais ao tabagismo, sobrepeso, obesidade e sedentarismo", explica o coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Claudio Noronha. Por outro lado, a cultura de fazer o exame preventivo para o colo do útero (papanicolau) está mais consolidada.

A estimativa de novos casos de câncer é divulgada pelo Inca a cada dois anos e tem como base os Registros de Câncer de Base Populacional de 20 cidades. É a estatística que reflete com mais proximidade a realidade dos novos casos da doença, apesar de indicar estimativas (mais informações nesta página).

No total, dois em cada mil brasileiros terão algum tipo de câncer em 2010. O Inca prevê 489.270 novos casos da doença no ano que vem (para 2008 e 2009, a previsão foi de 466 mil novos casos por ano). Desse total, 52% atingirão mulheres, e 48%, homens. "Esse resultado se deve à população feminina brasileira ser muito maior que as masculina e elas terem uma expectativa de vida maior", justifica Santini. Ele acrescentou que o câncer é uma doença crônica ligada ao envelhecimento e destacou que 40% desses novos casos poderiam ser prevenidos pelo fim do tabagismo, adoção de hábitos alimentares saudáveis, práticas de atividades físicas e uso de proteção solar.

"INDIGNIDADE"

Faz seis anos que a atriz Lolita Rodrigues, de 80 anos, que interpreta dona Noêmia, a mãe do personagem Marcos na novela Viver a Vida, teve diagnosticado o câncer no intestino. A filha dela, médica, desconfiou da fraqueza da mãe. Os exames revelaram a doença, ainda no início, sem metástase.

"Não tive tempo de ficar nervosa nem de chorar. Soube na sexta, operei numa segunda. Só chorei de alegria, quando a médica disse que eu não precisaria fazer quimioterapia", contou a atriz, que na época gravava a novela Kubanacan.

Sedentária e com dieta baseada em congelados, Lolita só fez uma modificação na alimentação, depois do diagnóstico do câncer: acrescentou meia taça de vinho tinto às refeições. Ela diz seguir à risca as ordens médicas para repetir os exames de controle. "Tenho artrite, osteoporose, pressão alta, mas não me abato, porque sou uma pessoa feliz. Só tenho uma coisa a dizer: a velhice é uma indignidade", completa.

HONDURAS - BRASIL RECUA SOBRE VOLTA DE ZELAYA

Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2009


Brasil recua sobre volta de Zelaya
Itamaraty admite realização de eleição antes de restituição

Denise Chrispim Marin e Tânia Monteiro, BRASÍLIA

De mãos atadas para mediar uma solução para a crise em Honduras, o Itamaraty espera que o presidente de facto Roberto Micheletti afaste-se temporariamente do poder a partir de amanhã, como prometeu. Nesse meio tempo, uma decisão poderá mudar o cenário político hondurenho e evitar uma divisão entre EUA e Brasil dentro da Organização dos Estados Americanos (OEA). O Itamaraty espera que o Congresso hondurenho, três dias depois da eleição presidencial de domingo, decida pelo retorno do presidente deposto Manuel Zelaya ao poder.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

BAIXAR MUSICAS DE GRAÇA E LEGALMENTE



Os melhores sites para baixar música de graça (e legalmente!)



As mudanças nas leis de direitos autoriais fizeram com que a lista de sites para baixar músicas ou ouvi-las em streaming se tornasse ainda maior. Se você estiver interessado em novas formas de consumir música sem ser preso ou multado, confira aqui uma lista de sites muito, mas muito úteis mesmo.

1) BeeMP3.com

Ferramenta de busca de mp3. O site faz uma procura pela internet e indexa todas as músicas novinhas e populares. Eles dizem ter 800 mil arquivos de mp3 e têm colocado mais 10 mil por dia.

2) Blip

Descrito por alguns como “o Twitter musical”, o Blip é um jeito rápido de dizer aos seus amigos que música você está ouvindo nesse minuto. Você também descobre o que os seus “favoritos” estão ouvindo em tempo real, sem ter que atualizar a página.

3) Critical Metrics

Banco de dados de músicas altamente recomendáveis. Procura por prêmios, hot lists, reviews 5 estrelas, discografias e outros termos que definem música boa.

4) Deezer

O site francês oferece, legal e gratuitamente, todos os tipos de música, do rock ao hip-hop, jazz, electro e world music.

5) Free Albums Galore

Blog de mp3 com álbuns completos pros mais ecléticos, já que você não vai encontrar muitos artistas populares.

6) Free Music Zilla

Ferramenta especializada em download social de música. Permite que você baixe músicas de quase todos os sites sociais de música, incluindo vários dessa lista. Só não vale pra Mac.

7) GrooveShark Lite

Aqui você pode encontrar e ouvir qualquer música e ainda conferir recomendações pessoais. Tem uma interface muito boa e fácil de usar.

8) Hype Machine

O site faz busca em diversos blogs de mp3. Se um post tiver um link de mp3, ele adiciona esses links em um banco de dados na página inicial.

9) Imeem

Rede social que dá acesso a vários tipos de mídia incluindo música, vídeos e fotos.

10) Internet Audio Archive

Mias de 100 mil gravações digitais gratuitas que vão desde programas de notícia alternativos até shows do Grateful Dead, leituras de livros e poesias e músicas originais postadas por usuários.

11) Jango

Cria estações de rádio personalizadas a partir do nome do artista. Você ouve a música que quer e favoritos de usuários que têm um gosto parecido com o seu. Você pode customizar sua rádio adicionando mais artistas e classificando as músicas que você quer que toquem com maior ou menor frequência.

12) Last.fm

É um dos mais populares sites de customização de rádio. Também tem características de rede social e permite a escolha de músicas específicas para um playlist. Ao contrário da maioria dos sites dessa lista, a Last.fm reserva alguns de seus melhores atributos para clientes premium que pagam uma taxa pelo serviço.

13) Musicovery

Site único que permite aos usuários escolherem que música ouvir baseado em itens como humor, gênero e era musical. Tem uma interface diferente que mostra a relação entre as músicas, criando uma espécie de “mapa musical”.

14) Music Search Online

Ferramenta de busca de mp3. Cada resultado tem um link para ouvir ou baixar a música para o seu computador.

15) MuxTape

Jeito fácil de criar e compartilhar mixtapes de mp3. Ao criar sua conta você recebe um subdomínio (ex.http://seunome.muxtape.com/); assim fica mais fácil repassar a coleção pro povo.

16) Pandora

Um dos sites mais famosos de música da Internet. O Pandora é ótimo para encontrar músicas novas. O banco de dados do site inclui o Projeto Genoma Musical, que reúne informações avançadas sobre cada música (até 400 características como melodia, harmonia, instrumentação, ritmo, vocais e letras). Você pode criar quantas rádios quiser, mas não pode escolher uma música específica para tocar.

17) SeeqPod

Ferramenta de busca de mídia. Permite que você encontre, ouça e curta milhares de arquivos rich media e aplicações disponíveis online, incluindo vídeo, áudio, slideshows, arquivos de Flash e mais.

18) SpiralFrog

Site patrocinado que oferece mais de 700 mil músicas para download.

19) Skreemr

Mecanismo de busca para encontrar arquivos mp3 na web. Eles têm uma ferramenta chamada AudioRank, que ajuda a encontrar a versão com mais qualidade de cada música.

20) Slacker

Site de rádios customizadas. O diferencial é que você pode acessar as estações de vários lugares diferentes.

21) Songerize

Interface simplificada do SeeqPod. Você encontra a música que quer muito rápido; tudo o que você tem que fazer é digitar o nome da música e do artista.

22) Songza

Mecanismo de busca de músicas que permite a criação de playlists e a organização dos resultados pela qualidade. Tem uma das melhores interfaces entre os sites listados aqui.



Ler mais: http://blog.uncovering.org/archives/2009/08/sites_baixar_musica.html#ixzz0XosUZQPE

FOTOS DE OVNIS






Este é um dos assuntos mais polémicos de sempre: existe ou não mais vida inteligente no Universo? Pelo mundo fora há numerosos partidários de teorias defendendo a existência de civilizações alienígenas que têm vindo a acompanhar a evolução da espécie humana e que, inclusivamente, nos visitam periodicamente desde tempos remotos. A hipótese é fascinante mas nesse caso onde estariam as evidências dessas visitas? Esta é uma das fragilidades, a de arranjar uma prova de que um OVNI nos visitou. Com o aparecimento da fotografia, no século XIX, os apoiantes destas teorias ganharam um auxiliar precioso.

São centenas senão milhares as fotografias feitas até hoje que retratam estranhas formas a pairar no céu sobre casas, paisagens e em perseguição de aviões. Quase todas estas formas se assemelham a um disco, o que deu origem à sua designação comum "disco voador". No entanto, os estudiosos mais sérios preferem baptizar essas aparições com o nome técnico OVNI (objecto voador não identificado), o UFO dos americanos (unidentified flying object).

A par com essa quantidade prodigiosa de fotografias, uma quantidade igualmente prodigiosa de pessoas tem-se dedicado ao seu estudo com o objectivo de averiguar da sua veracidade. As conclusões são variadas. Algumas revelaram-se claramente uma fraude: são imagens manipuladas. (note-se que isto verificou-se muito antes do aparecimento das imagens digitais e do respectivo software de edição; eram manipulações fotográficas, fotomontagens). Outras, pelo contrário, resistiram a todas as análises e não mostraram qualquer sinal de alteração e, portanto, de vigarice. São as mais intrigantes e perturbantes.

O site UFO evidence possui, entre outras coisas relacionadas com o tema, uma extraordinária colecção de fotografias de OVNIs, de que apenas mostramos aqui algumas. Apesar de estar em inglês recomenda-se a navegação pelos seus arquivos.


Ler mais: http://blog.uncovering.org/archives/2009/03/fotografias_de_ovnis.html#ixzz0XoCbQzZC

3ª IDADE - SEM MEDO DE ANDAR


Sem medo de andar
As quedas que assustam os idosos podem ser evitadas com novos hábitos. Confira um infográfico que ensina como remover as armadilhas que favorecem tombos na terceira idade dentro de casa.
Francine Lima

EQUILÍBRIO
Ema Javurek faz alongamento no Parque da Água Branca, em São Paulo. Ela quer evitar novos tropeços Diz a sabedoria popular que quem cai deve levantar rápido, sacudir a poeira e dar a volta por cima. A lição pode servir bem aos adultos jovens, mas na terceira idade erguer-se do chão pode não ser uma tarefa tão simples. No mundo todo, 30% das pessoas com mais de 65 anos levam pelo menos um tombo por ano, e 5% dessas quedas resultam em uma fratura. O fenômeno é preocupante, porque os idosos se machucam muito mais que os adultos mais jovens quando caem. As quedas são a quinta principal causa de morte entre os idosos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, após os 80 anos, 40% dos idosos vão ao chão ao menos uma vez ao ano. Quando o idoso tem medo de cair de novo, tende a não sair de casa e diminui a atividade física – o que aumenta o risco de cair de novo, num ciclo vicioso. E isso não é uma característica natural da idade, ao contrário do que diz o senso comum. As causas de tantos tombos estão tanto no ambiente quanto no corpo e no estilo de vida dos idosos. Todas elas podem ser evitadas. Segundo profissionais de saúde preocupados com o envelhecimento da população (o número de brasileiros com mais de 80 anos cresceu quase 70% em dez anos), é possível preparar-se para enfrentar as armadilhas do tempo e evitar as quedas mesmo depois dos 100 anos.

Desde março deste ano, o Hospital das Clínicas de São Paulo (HC) tem um ambulatório de prevenção de quedas. O trabalho, que consiste em palestras e atividades semanais e dura 12 semanas, aborda quatro fontes de perigo: o ambiente inadequado (principalmente a residência), os comportamentos de risco, a baixa capacidade física e as doenças que comprometem os sentidos e outras funções cognitivas.

Sobre o ambiente, os inscritos no programa aprendem que sua casa pode estar cheia de armadilhas que devem ser removidas, como tapetes escorregadios e móveis pequenos em áreas de circulação. Um manual com uma série de dicas é dado aos idosos para ajudá-los nessas mudanças. Os participantes dizem gostar das recomendações – mas nem sempre seguem todas.

Na casa de Hermenegildo Garcia Filho, de 82 anos, há um poodle. Como Garcia já tropeçou na guia que usa para passear com o cão, foi orientado a tomar mais cuidado durante os passeios e agora leva uma bengala nas caminhadas. “Estava andando meio torto”, diz. Outro perigo que ele abriga em casa – e que ainda não resolveu – é uma escada em caracol e sem corrimão que leva ao 2º andar, onde mora a filha. Segundo o geriatra Sérgio Paschoal, que coordena o trabalho no HC, degraus podem ser perigosos para os idosos, especialmente na descida. Com a perda da visão de profundidade, é comum o idoso não perceber um degrau e pisar em falso. Por isso se recomenda sinalizar todos os degraus com faixas de cor diferente na borda.

A sonolência, a depressão e a ansiedade também costumam levar a quedas. Por isso, diz Paschoal, quem toma medicamentos como calmantes ou tem doenças que alteram o nível de atenção precisa ter cuidados extras, principalmente quando sai de casa.

Em matéria de comportamento de risco, alguns idosos são recordistas. Quem não conhece alguma senhora que despencou na cozinha ao tentar alcançar um utensílio na parte alta do armário escalando uma banqueta? Segundo Paschoal, essa teimosia é cultural, tipicamente brasileira, e vem de uma noção de que ser velho é ser decadente. Com isso, em vez de adaptar seu cotidiano às novas limitações, os idosos continuam agindo como se ainda fossem jovens. A fisioterapeuta Ingrid Mazeto, da ONG Olhe (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento), observa o mesmo: “Quando ele não se reconhece como idoso, tende a não tomar precauções”. Além de banquetas e escadinhas portáteis, os chinelos são grandes inimigos da vida doméstica. O ideal é usar, mesmo dentro de casa, um calçado fechado ou uma sandália bem firme no pé. “O chinelo altera a marcha e o equilíbrio, porque faz andar arrastando os pés”, diz Paschoal.

Andar corretamente é crucial para não cair. Mas, para aqueles idosos que já perderam parte importante da mobilidade dos membros inferiores, cada passo é um desafio. Além do calçado, o sedentarismo contribui muito para que o idoso perca a capacidade de se locomover com segurança. “Depois dos 80 anos, os joelhos vão dobrando e o tronco vai caindo para a frente. Eles vão perdendo o hábito de balançar os braços ao caminhar, andam arrastando os pés. Ficam como robôs e com isso perdem o equilíbrio”, diz Paschoal.


MOBILIDADE
Maria de Lourdes Ribeiro (de rosa) faz exercício com o marido a quilômetros de casa. Parques com atividades para idosos ajudam a fazer uma cidade mais amiga A hora de sentar e de levantar também passa a ser preocupante. Sem força nas pernas, fica mais difícil se equilibrar até para usar o banheiro. Não por acaso, a escapada noturna ao banheiro é uma das situações campeãs em número de quedas. A perda da capacidade funcional (dificuldade em atividades básicas como se vestir ou caminhar) aumenta o risco de queda em 14%, segundo cálculos do HC. Por isso, os exercícios de recuperação dos movimentos articulares, de fortalecimento muscular e de equilíbrio são indicados para prevenção de quedas.

Ema Javurek tem 79 anos e coleciona histórias de “tombos espetaculares”, dentro e fora de casa. Já quebrou o nariz duas vezes e fez até uma plástica. Para se prevenir de novos acidentes, ela frequenta diariamente o Parque da Água Branca, na Região Oeste de São Paulo, onde se alonga e treina marcha. Além de aulas coletivas como o Lian Gong, o parque conta com a Praça do Idoso, um espaço com equipamentos de madeira ao ar livre voltado para esse tipo de exercício. Ema reconhece que precisa andar com mais atenção. “As nossas calçadas não são as melhores, mas sei que não levantamos os pés o suficiente. Não sei se a gente desaprende ou se nunca aprendeu. É o andar da preguiça”, diz.

A Praça do Idoso foi instalada há pouco mais de um ano e promete ser a primeira de várias no Estado de São Paulo. Desde que descobriu os equipamentos, há cerca de um mês, Maria de Lourdes Ribeiro de Souza sai do centro da cidade e vai até lá de ônibus com o marido. Foi o estímulo que encontrou para largar a vida sedentária.

Só haverá segurança contra quedas quando o
espaço urbano for adequado às necessidades do idoso
A existência de mais parques e praças com atividades físicas e sociais específicas para as necessidades dos idosos faz parte do conceito de Cidade Amiga do Idoso, estabelecido pela OMS. Só haverá segurança verdadeira contra quedas quando essa população que está envelhecendo contar com um espaço urbano e com um conjunto completo de serviços adequados a suas necessidades. Em uma pesquisa feita em Copacabana, no Rio de Janeiro, bairro com a maior concentração de idosos do país, os moradores se queixaram de transporte público agressivo (motoristas que não têm paciência para esperar que subam cuidadosamente no ônibus), dificuldade de atravessar a rua, calçadas estreitas e cheias de obstáculos (buracos, pedras, árvores, postes e camelôs), ladeiras e escadarias. Como diz Laura Machado, que coordenou a pesquisa, “a rua está cheia de perigos”.

LULA E SEUS NOVOS AMIGOS



A bomba da paz

ter, 24/11/09por gmfiuza |categoria Geral
Depois de fazer, sorridente, um chamego no braço ensangüentado de Mahmoud Ahmadinejad, Luiz Inácio da Silva defendeu o programa nuclear iraniano. Para fins pacíficos, claro.

Lula avisou ao mundo que, por ele, o tarado atômico pode ter quanto urânio, plutônio e substâncias radioativas quiser em seu quintal. Só faltou dizer: “Mas não vai brincar de bomba, hein, menino?”

A única coisa chata nesse assunto é que o Irã não deixa, nem vai deixar ninguém ver de que exatamente está brincando em seu quintal. Mas Lula confia no país amigo.

O apoio oficial do Brasil ao programa nuclear iraniano pode ser o início de uma era na diplomacia. Não custa nada o presidente brasileiro apoiar também a venda de cocaína pelas Farc para fins pacíficos. E dar um voto de confiança à escalada militar da Coréia do Norte para fins pacíficos.

Os fuzileiros do tráfico de drogas no Brasil também poderiam ganhar um salvo conduto pacifista de Lula. Chega de implicar com essa gente boa.

Deu para sentir a boa índole de Mahmoud Ahmadinejad, especialmente quando afirmou candidamente, em solo brasileiro, que os Estados Unidos e Israel “não têm coragem” de atacar o Irã. Nota-se que o ditador obscurantista tem o pacifismo nas veias. Lula, o filho do Brasil, não tem com que se preocupar.

A doutrina do esquerdismo radioativo (para fins pacíficos) há de trazer bons frutos para o Brasil.

Daqui para frente, as confusões no Oriente Médio com a grife do maluco homofóbico têm a chancela do Itamaraty. É claro que, no primeiro míssil pirata que sair voando de lá, Amorim, Top Garcia e seus estrategistas vão querer dizer à ONU que não era bem isso o que o Brasil apoiava. O apoio brasileiro era ao Ahmadinejad do bem. Ah, bom.

O presidente do Irã veio dizer que o capitalismo acabou, para delírio dos revolucionários bolivarianos. Lula ainda acaba enterrando mais uns caraminguás do contribuinte numa edição do Fórum Social Mundial em Teerã.

Qual será o próximo passo da arrojada diplomacia do oprimido?

Vai uma dica: a campanha eleitoral nas Filipinas começou com duas dezenas de políticos e jornalistas decapitados pela milícia do estado de Maguindanao. O chefe do bando aguarda, ansiosamente, o convite do Itamaraty.

UM CIRCO CHAMADO HONDURAS

Micheletti deve deixar o governo nesta quarta
Presidente interino de Honduras vai se afastar do cargo por uma semana, até que as eleições sejam realizadas. Brasil lidera grupo da OEA que ameaça não reconhecer resultados
Redação Época

AUSÊNCIA TEMPORÁRIA O presidente interino Roberto Micheletti exibe o crucifixo que costuma carregar. Ele vai deixar o cargo por apenas uma semanaCinco meses depois de ter assumido o poder em Honduras, o presidente interino do país, Roberto Micheletti, deve deixar o cargo nesta quarta-feira (25). Sua saída, que deve durar apenas uma semana, é um movimento cujo objetivo é legitimar as eleições presidenciais do próximo domingo (29), que devem escolher o novo líder do país para o período 2010-2013.

Ao deixar o poder por uma semana, Micheletti tenta demonstrar que não vai influenciar o processo eleitoral, uma exigência da comunidade internacional para reconhecer o vencedor do pleito. Para conseguir o reconhecimento, ele conta com o apoio fundamental dos Estados Unidos, que vêem a eleição como passo fundamental para o restabelecimento da normalidade em Honduras após a crise política.

Os EUA, com o apoio de Peru, Panamá e Colômbia, defendem a realização da eleição mesmo sem a restituição do presidente deposto Manuel Zelaya, uma condição prevista no acordo firmado em outubro, com mediação da própria Casa Branca, que deveria abrir caminho para o fim da crise.

Tal posição, defendida pelos Estados Unidos na Organização dos Estados Americanos (OEA), é contestada pela maioria dos países da instituição, a começar pelo Brasil, que ameaça não reconhecer as eleições caso Zelaya não seja restituído ao poder.

Nesta semana, os representantes brasileiros na OEA cogitaram até mesmo o adiamento das eleições, uma sugestão que irritou os negociadores americanos. “As eleições não são um invento de um governo”, afirmou o novo subsecretário de Estado dos Estados Unidos para América Latina, Arturo Valenzuela. Segundo o jornal local La Prensa, ele afirmou ainda que o pleito “permite aos hondurenhos exercer sua vontade soberana”.

Apesar da importância dos Estados Unidos na OEA, a posição do Brasil é majoritária e seguida por mais de 20 países. O chileno José Miguel Insulza, presidente da entidade, também se opôs a uma eleição anterior à restituição de Zelaya, mas ao que parece o peso político dos EUA vai, como de costume prevalecer.

O Congresso de Honduras só deve cumprir a exigência de votar a restituição de Zelaya (até o encerramento de seu mandato, no fim do ano) no dia 2 de dezembro, após as eleições. A decisão é incerta, mas há uma grande chance de ele ser reconduzido ao cargo com poderes reduzidos. Isso serviria para aplacar os ânimos do grupo liderado pelo Brasil e também como argumento para a diplomacia americana conseguir convencer os outros países da OEA a aceitar o resultado da eleição. A próxima reunião da OEA, na qual os países discutirão a eleição hondurenha, está marcada para 4 de dezembro.


COMENTÁRIO:-

Está mais que claro que o novo presidente eleito, será reconhecido por todos, até por aqueles, como o Brasil, que dizem não concordar, pois o peso político dos EUA é imenso. A balança dos prós a favor de uma unificação nacional e sem a restituição do poder à Zelaya é muito forte e o Brasil sabe deste fato.
Portanto, Honduras terá um novo presidente que espera-se siga a Constituição e deixe de rezar por cartilhas alheias.
ARVÃO

EDITORIAL - JORNAL VALEPARAIBANO - COLEGIADO REFÉM

Colegiado Refém


Delegar ao presidente da Câmara a tarefa de superar a crise do concurso não livra os demais vereadores

O presidente da Câmara de São José, Alexandre da Farmácia (PR), mantém a meta de se candidatar a prefeito em 2012 e pretende convencer o PSDB a abrir mão da prerrogativa de indicar o sucessor de Eduardo Cury. A estratégia de Alexandre é buscar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano e, assim, consolidar uma força política que pode referendar suas pretensões na disputa pelo Paço. Dentro desse mesmo plano, a conquista da presidência da Câmara foi articulada de maneira habilidosa com o objetivo de projetar uma imagem de bom administrador.

As pretensões de Alexandre são legítimas, mas a mesma presidência da Câmara que foi calculada como exemplo de gestão pública pode se tornar um dos principais obstáculos para o vereador. É inadmissível, por exemplo, que, em plena crise política provocada pela má organização do concurso público, o presidente da Câmara viaje e mande a comissão de servidores por ele mesmo nomeada silenciar sobre o assunto.

Coincidência ou não, o presidente da Câmara viajou no mesmo dia em que a Fundação Ibirapuera de Pesquisas entregou seu relatório sobre o processo seletivo. Ontem, a omissão da mesa diretora seguiu seu inabalável curso, com a assessoria do vereador limitando-se a informar que ele permanecia em local ignorado, em São Paulo, e não iria se manifestar sobre a questão do concurso.

Esta opção deliberada de dificultar o acesso à informação parece ser coisa do presidente, mas, como a Câmara é um colegiado, todos os vereadores podem ser cobrados pelo menosprezo demonstrado nos últimos dias em relação aos milhares de eleitores que aguardam, ansiosos, um posicionamento definitivo do Legislativo sobre as falhas no concurso.

Felizmente, o Ministério Público decidiu não esperar pelas conclusões da mesa diretora da Câmara ou da comissão de servidores criada para analisar o concurso. Ontem mesmo, em ofício ao Legislativo, a Promotoria recomendou que a prova para a seleção de assitentes volte a ser aplicada para todos os 14 mil candidatos, sob pena de nulidade de todo o processo.

Se os integrantes da mesa diretora do Legislativo quiserem salvar sua reputação política, devem acatar imediatamente as recomendações do MP. Se a opção for por novas delongas, obedecendo fielmente a tática de esperar a "poeira assentar" e sempre na expectativa de que a população se esqueça do "caos" das provas na Univap, todos os vereadores terão seus nomes associados ao desastroso processo seletivo montado pela FIP em São José. E, depois disso, pouco vai adiantar promover reuniões de emergência com a mesa diretora para buscar medidas conciliatórias, que possam eventualmente atenuar a percepção de inépcia indelevelmente associada ao comando do Legislativo.

COMENTÁRIO:-

Senhores, é este " político " que atualmente está no comando da presidência da Câmara Municipal de S. José dos Campos/SP e que tem a pretensão de tornar-se deputado e posteriormente Prefeito?
Agindo desta maneira, como uma avestruz?
Este "concurso" foi um dos maiores "micos" que um político poderia passar, pois este senhor, acreditava que seria a catapulta para um vitorioso futuro político e agora vê-se em uma verdadeira saia justa e com receios, sim com receios, escondeu-se em L.I.N.S. conhecido no jargão jurídico como Lugar Incerto e Não Sabido, mas é claro que os seus "assessores" sabem, mas não querem ou não podem dizer.
São José dos Campos, merece coisa melhor!
ARVÃO